- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Intenções de Trump de ampliar território dos EUA são presente para China e Rússia, diz mídia

© AP Photo / Maxim ShipenkovVladimir Putin e Xi Jinping durante uma apresentação para a abertura da nova fábrica de carros Haval, da Great Wall Motors, em Moscou. Rússia, 5 de junho de 2019
Vladimir Putin e Xi Jinping durante uma apresentação para a abertura da nova fábrica de carros Haval, da Great Wall Motors, em Moscou. Rússia, 5 de junho de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 15.01.2025
Nos siga no
As ameaças à Groenlândia, ao Canadá e ao Panamá do presidente eleito Donald Trump dão uma vantagem estratégica à China e à Rússia, relata o jornal Financial Times.

"A realidade é que as ameaças de Trump à Groenlândia, ao Panamá e ao Canadá são um presente absoluto para a Rússia e a China", ressalta a imprensa.

De acordo com o artigo, se Trump puder dizer sobre a necessidade estratégica de "ocupar" o canal do Panamá, a Rússia e a China também poderiam proteger seus interesses nacionais no contexto da Ucrânia e Taiwan, respectivamente.

"Mesmo que Trump nunca realize suas ameaças, ele já danificou a posição global dos EUA e seu sistema de alianças. E ele ainda não começou seu turno", afirma o Financial Times.

Avião elétrico com decolagem e pouso vertical (eVTOL). - Sputnik Brasil, 1920, 14.01.2025
China completa 1º voo de teste de aeronave não tripulada movida a hidrogênio líquido (FOTO)
No início de janeiro, Trump disse que a Groenlândia deveria se tornar parte dos Estados Unidos para combater a influência da China e da Rússia. Ele anunciou a ideia de adquirir a ilha, que tem ampla autonomia dentro da Dinamarca, em 2019, durante seu primeiro mandato presidencial.
Tanto naquela época quanto agora, as autoridades da Groenlândia e da Dinamarca rejeitaram a proposta, chamando-a de não séria. Além disso, Trump está promovendo ativamente iniciativas para incorporar o Canadá aos Estados Unidos como o 51º estado e para devolver o controle do canal do Panamá aos Estados Unidos.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала