- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Trudeau afirma que o Canadá imporá tarifas aos EUA se Trump cumprir sua ameaça

© AP Photo / The New York Times / Kenny Holston / HandoutJustin Trudeau, primeiro-ministro canadense, fala antes de Joe Biden, presidente dos EUA, no parlamento canadense, Ottawa, Canadá, 24 de março de 2023
Justin Trudeau, primeiro-ministro canadense, fala antes de Joe Biden, presidente dos EUA, no parlamento canadense, Ottawa, Canadá, 24 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 13.01.2025
Nos siga no
O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, garantiu que qualquer coisa que possa complicar a fronteira entre os países – em referência à promessa do presidente eleito de impor um imposto de 25% sobre os produtos canadianos – prejudica os cidadãos norte-americanos.
Em entrevista à jornalista da MSNBC Jen Psaki, ex-porta-voz do governo de Joe Biden, Trudeau ameaçou impor tarifas sobre produtos americanos se o presidente eleito Donald Trump cumprir a sua promessa – que também inclui o México – de estabelecer impostos especiais sobre produtos canadenses.
"Como fizemos da última vez, estamos prontos para responder com tarifas, se necessário", disse Trudeau.
As declarações do primeiro-ministro faziam referência à guerra comercial anterior iniciada por Trump durante o seu primeiro mandato, quando ameaçou impor tarifas de 10% ao Canadá alegando razões de segurança nacional.
Perante a advertência do magnata republicano, que na altura se dirigia principalmente ao alumínio e ao aço canadenses, o governo Trudeau anunciou que iria impor imediatamente impostos sobre uma série de produtos importados dos EUA.
Apesar de ter os dias contados como primeiro-ministro, depois de anunciar nesta semana a sua demissão como líder do Partido Liberal, no poder, Trudeau, que deixará o poder em março, recorre mais uma vez à mesma estratégia de ameaçar retaliações contra os EUA.
Donald Trump, então ex-presidente dos EUA, joga bonés com o slogan Make America Great Again (Faça a América Grande Novamente, em tradução livre) para a multidão, em 13 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 03.12.2024
Panorama internacional
Promessas de sanções, taxações e deportação em massa: quem tem medo do governo Trump?
"Somos o principal parceiro de exportação de cerca de 35 estados dos EUA e qualquer coisa que complique a fronteira entre nós acabará custando mais aos cidadãos e aos empregos americanos", alertou Trudeau durante a entrevista.
Questionado sobre as declarações de que Trump tentará anexar o Canadá como mais um estado do seu país durante a sua presidência, uma ideia que o republicano repetiu em inúmeras ocasiões nas últimas semanas, chegando mesmo a chamar Trudeau de "governador" em mensagens na rede social, Trudeau respondeu:
"A questão de ser o 51º estado [dos EUA] não vai acontecer. Mas as pessoas estão falando sobre isso, em vez de falar sobre o impacto que as tarifas de 25% terão sobre o aço e o alumínio que entram nos Estados Unidos".
Na última terça-feira (7), na mesma conferência de imprensa em que disse não descartar o uso da força militar para se apropriar do Canal do Panamá ou da Groelândia, o presidente eleito dos Estados Unidos disse que recorreria ao uso de "recursos econômicos e força" para anexar o Canadá.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала