Cruz Vermelha se prepara para receber 3 reféns libertados da Faixa de Gaza após cessar-fogo (VÍDEOS)
15:08 19.01.2025 (atualizado: 16:10 19.01.2025)
© AP Photo / Moti MilrodSoldados israelenses caminham no bairro de Shijaiyah, na Cidade de Gaza, como parte de uma operação para reunir centenas de palestinos no norte da Faixa de Gaza e transportar alguns para um local não revelado, 8 de dezembro de 2023
© AP Photo / Moti Milrod
Nos siga no
O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) confirmou neste domingo (19) a transferência de três reféns israelenses do Hamas para as Forças de Defesa de Israel (FDI) na Faixa de Gaza após o acordo de cessar-fogo com Tel Aviv.
"Os três reféns libertados estão sendo acompanhados por forças especiais em seu retorno ao território israelense, onde passarão por uma avaliação médica inicial", informaram as FDI.
Os reféns Romi Gonen, Doron Steinbrecher e Emily Damari cruzaram o território israelense pouco tempo depois e foram transferidos para o ponto de recepção inicial no sul do país. "Há pouco, os reféns libertados cruzaram a fronteira. Estão atualmente a caminho de um ponto de recepção inicial no sul de Israel, onde passam por uma avaliação médica inicial", acrescentaram.
🇵🇸🇮🇱 Veja o momento da entrega das 3 reféns israelenses do Hamas à Cruz Vermelha
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) January 19, 2025
Siga @sputnik_brasil pic.twitter.com/uhMJbtPDR2
Oficiais das FDI e profissionais de saúde acompanharam os reféns libertados durante a avaliação médica inicial. Oficiais também estão com as famílias do grupo no hospital.
O porta-voz das FDI, Daniel Hagari, falou sobre a "imensa emoção" em relação ao retorno das vítimas e os corações dos israelenses estavam com aqueles que ainda estão sendo mantidos em Gaza.
⚡️Novas imagens mostram a transferência de prisioneiras israelenses para veículos da Cruz Vermelha em Gaza
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) January 19, 2025
Siga @sputnik_brasil pic.twitter.com/T0QC7EgRV6
"Emily, Doron e Romi agora estão em segurança. Há poucos minutos, Emily, Doron e Romi se reuniram com forças das FDI – eles estão agora conosco e a caminho de casa", disse.
A partir de agora, de três a quatro reféns serão libertados a cada semana, acrescentou o porta-voz. Hagari alertou que Israel não tolerará quaisquer "desvios" dos acordos.