Professor adverte sobre armadilha preparada pelo Ocidente para Trump na Ucrânia
© AP Photo / Julia Demaree NikhinsonO candidato republicano à presidência, ex-presidente Donald Trump, se reúne com o líder atual da Ucrânia, Vladimir Zelensky, na Trump Tower, Nova York, 27 de setembro de 2024.
© AP Photo / Julia Demaree Nikhinson
Nos siga no
Os países ocidentais não estão interessados em acabar com o conflito na Ucrânia por medo da retirada dos Estados Unidos da Europa sob o novo presidente Donald Trump, disse o professor da Universidade de Chicago, John Mearsheimer, em entrevista ao canal no Youtube de Glenn Diesen.
"Os europeus têm um interesse cobiçoso para que o conflito na Ucrânia não seja concluído, porque o [conflito] inacabado [significará] que os americanos terão de ficar na Europa", disse o professor.
Segundo ele, é improvável que Trump seja capaz de resolver rapidamente a crise ucraniana devido à oposição das elites europeias.
"A guerra eterna na Ucrânia está perversamente entre os interesses da Europa", acrescentou.
O novo presidente dos EUA havia dito anteriormente que o conflito na Ucrânia nunca teria começado se ele tivesse sido o chefe da Casa Branca em vez de Joe Biden. Ele também indicou que, se reeleito, o assunto seria resolvido em apenas 24 horas. Por sua vez, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, pontuou a complexidade do conflito para ser resolvido em um dia.