Políticos e cientistas alemães se expressam contra implantação de mísseis dos EUA no país
08:55 23.01.2025 (atualizado: 09:33 23.01.2025)
© AP Photo / Michael SohnUma bandeira nacional da Alemanha tremula em frente ao edifício do Reichstag, sede do parlamento federal alemão Bundestag, em Berlim, Alemanha

© AP Photo / Michael Sohn
Nos siga no
Figuras públicas alemãs assinaram uma carta aberta contra a implantação de mísseis dos Estados Unidos de alcance intermediário no território da Alemanha, informa o canal de TV NTV.
Entre os assinantes está a líder do partido Aliança Sahra Wagenknecht – Razão e Justiça, o físico e político Ernst Ulrich von Weizsacker e a presidente do Conselho da Igreja Evangélica da Alemanha, Margot Kassmann.
Anteriormente, a administração dos EUA e o governo alemão anunciaram planos para implantar sistemas de mísseis americanos de alta precisão na Alemanha a partir de 2026, que excederão significativamente as armas já existentes na Europa. Em particular, trata-se de mísseis SM-6, Tomahawk e "armas hipersônicas".
"Ativistas do movimento pela paz e cientistas, ante as próximas eleições ao Bundestag [Parlamento Federal], estão apelando à não permissão da implantação de armas de médio alcance dos EUA na Alemanha", indica a carta aberta.