- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Trump sobre paralisação de ajuda externa dos EUA: cansados de dar dinheiro a países que 'nos odeiam'

© AP Photo / Julia Demaree NikhinsonDonald Trump na Sala Roosevelt, na Casa Branca, em Washington DC. EUA, 21 de janeiro de 2025
Donald Trump na Sala Roosevelt, na Casa Branca, em Washington DC. EUA, 21 de janeiro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 27.01.2025
Nos siga no
Os Estados Unidos estão cansados de fornecer grandes quantias de dinheiro a países que, na verdade, "odeiam" Washington, justificou nesta segunda-feira (27) o presidente Donald Trump. Entre as localidades afetadas pela medida, está a Ucrânia.
"Eu impus um congelamento da ajuda externa. Estamos cansados de dar quantias enormes de dinheiro a países que nos odeiam", afirmou Trump ao Congresso.
Na semana passada, o republicano assinou uma ordem executiva suspendendo nova ajuda externa dos EUA durante 90 dias, além de determinar uma revisão para garantir que a ajuda esteja alinhada com sua visão da política externa norte-americana.
Na última sexta (24), o Departamento de Estado emitiu um documento ordenando que todos os postos diplomáticos e consulares dos EUA interrompessem imediatamente o trabalho em projetos de assistência externa, com exceção da assistência militar e da ajuda alimentar ao Egito e a Israel.
Soldados ucranianos choram durante enterro, Ucrânia, 15 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 26.01.2025
Operação militar especial russa
Sem ajuda dos EUA, Ucrânia será derrotada, diz mídia britânica

O que pode acontecer com a Ucrânia diante do fim da ajuda dos EUA?

O fim da assistência financeira dos EUA será um problema muito sério para a Ucrânia, disse também nesta segunda o analista militar britânico Alexander Mercouris em seu canal no YouTube.
"A interrupção a longo prazo dos fluxos financeiros dos EUA, se isso é para onde estamos indo, será um problema muito grave para a Ucrânia. […] Há um risco de que, se a assistência financeira acabar completamente, o país possa cair na hiperinflação, o que teria acontecido há muito tempo se não fosse pela assistência financeira nos momentos críticos", acredita Mercouris.
De acordo com o especialista, ele não vê a situação atual como "um problema incurável". Na sua opinião, é provável que a União Europeia continue a ajudar a Ucrânia com dinheiro e suprimentos militares, mas isso não vai salvá-la.
"Neste momento, vemos que, seja qual for a resiliência dos ucranianos, quaisquer recursos que a União Europeia esteja disposta a lançar, parece que este é um problema para a Ucrânia, e claro se isso continuar mais de 90 dias indicados, então, dada a dependência da Ucrânia, isso pode ser um problema muito sério que terá um impacto crítico na capacidade da Ucrânia de continuar a funcionar e trabalhar como um Estado", resumiu o analista.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала