Irã apresenta novo míssil balístico com um alcance de 1.700 km e ogiva de alta precisão (VÍDEO)
10:55 04.02.2025 (atualizado: 11:48 04.02.2025)
© AP Photo / Exército do IrãMíssil Sayyad 2 disparado pelo sistema de defesa aérea Talash durante exercícios no Irã, 5 de novembro de 2018
© AP Photo / Exército do Irã
Nos siga no
O Irã apresentou oficialmente o novo míssil balístico de médio alcance Etemad durante a visita do presidente Masoud Pezeshkian à exposição de mísseis do Ministério da Defesa, escreve a agência do país Tasnim.
"Os especialistas e técnicos militares iranianos têm feito grandes avanços nos últimos anos na fabricação de uma ampla gama de equipamentos nacionais, tornando as Força Armadas autossuficientes no campo de armas", detalha o artigo.
O alcance máximo do míssil é de 1.700 quilômetros. Vale destacar que o míssil de 16 metros recebeu uma ogiva de alta precisão.
During #Iran President @drpezeshkian’s visit to the missile achievements exhibition of the defense ministry, a new ballistic missile named "Etemad" with a range of 1,700 km was unveiled.
— Iran's Today (@Iran) February 2, 2025
The Etamad missile holds a guided warhead until it hits the desired target. pic.twitter.com/66eficp5lx
Acrescenta-se ainda que o poder militar do Irã não representa ameaça para os países regionais e foi apontado que a doutrina de defesa da República Islâmica é inteiramente baseada na dissuasão.
A República Islâmica possui um dos complexos industriais militares mais sofisticados e autossuficientes do mundo, desenvolvendo de tudo, desde sistemas avançados de defesa aérea e mísseis de longo alcance até uma impressionante variedade de drones e outras armas, após perder o acesso à sua principal fonte de armamentos, os Estados Unidos, na sequência da Revolução Islâmica de 1979.