- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: Washington pondera realocar moradores de Gaza na Somália e no Marrocos

© AP Photo / Alex BrandonO presidente dos EUA, Donald Trump, se reúne com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu no Salão Oval da Casa Branca. Washington, D.C., EUA, 15 setembro de 2020
O presidente dos EUA, Donald Trump, se reúne com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu no Salão Oval da Casa Branca. Washington, D.C., EUA, 15 setembro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 05.02.2025
Nos siga no
A Casa Branca considera evacuar os moradores de Gaza para Somalilândia e Puntlândia, na Somália, e para o Marrocos, informou a emissora israelense N12 nesta quarta-feira (5).
Somalilândia e Puntlândia são regiões autônomas da Somália que declararam independência, mas não foram reconhecidas internacionalmente. Ambas as regiões, assim como o Marrocos, têm necessidade de apoio político dos EUA. As primeiras duas porque lutam por reconhecimento, enquanto Rabat quer resolver a disputa territorial do Saara Ocidental. De acordo com a reportagem, as três regiões têm maioria sunita.
A essência do plano de Washington para esvaziar e reconstruir a Faixa de Gaza está na restauração do enclave e não em sua anexação pelos EUA, alega a emissora.
Ontem (4), ao lado do primeiro ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, o presidente dos EUA Donald Trump, reiterou seu apoio à realocação permanente dos quase 2 milhões de palestinos que residem no enclave para outros países, como Egito ou Jordânia, como parte de seu plano para transformar a Faixa de Gaza na "Riviera do Oriente Médio".
O ex-presidente Trump e o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu se encontram em Mar-a-Lago em 26 de julho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 31.01.2025
Panorama internacional
Netanyahu agradece a Trump por ordem de deportar manifestantes estrangeiros pró-Palestina
O mundo árabe se opôs à proposta do presidente dos EUA. O principal argumento é que isso prejudicaria os esforços para criar um Estado palestino.
A Arábia Saudita descartou estabelecer relações diplomáticas com Israel sem a criação de um Estado palestino com capital em Jerusalém Oriental.
Egito, Jordânia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Catar, a Autoridade Nacional Palestina e a Liga Árabe emitiram uma declaração conjunta rejeitando qualquer plano de realocação de palestinos de seus territórios em Gaza e na Cisjordânia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала