DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Colocando detector na escuridão do oceano, cientistas esperam resolver mistério-chave do Universo

© Foto / IceCube Collaboration/U.S. National Science Foundation (Lily Le & Shawn Johnson)/ESO (S. Brunier)Uma imagem composta de uma visão óptica da Via Láctea juntamente com a primeira imagem da Via Láctea baseada em neutrino. Os neutrinos detectados estão representados em azul
Uma imagem composta de uma visão óptica da Via Láctea juntamente com a primeira imagem da Via Láctea baseada em neutrino. Os neutrinos detectados estão representados em azul - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2025
Nos siga no
Cientistas chineses colocaram com sucesso um protótipo de detector de neutrinos nas profundezas do mar do Sul da China no quadro de um projeto de larga escala para estudar uma das partículas fundamentais mais misteriosas no Universo.
O trabalho faz parte de um projeto chinês para desenvolver o Telescópio Subaquático de Neutrinos de Alta Energia (HUNT, na sigla em inglês), informa o jornal South China Morning Post.
Esse deverá ser o maior observatório subaquático de neutrinos do mundo, com mais de 55.000 detectores suspensos ao longo de milhares de cordas, cobrindo 30 quilômetros cúbicos de oceano.
O equipamento de que se trata, que inclui unidades detectoras altamente sensíveis e fonte de luz LED para calibração, foi instalado em uma profundidade de 1.600 m.

"A operação estável dos protótipos de detectores marca um avanço significativo em nossa pesquisa preliminar para o projeto HUNT. Uma vez concluído, ele posicionará a China na vanguarda da astronomia de neutrinos", diz o Instituto de Física de Alta Energia de Pequim.

O conceito de um artista de um buraco negro supermassivo com um jato fluindo para fora quase à velocidade da luz - Sputnik Brasil, 1920, 12.12.2024
Ciência e sociedade
NASA detecta colisão de um jato de buraco negro com objeto desconhecido no espaço (VÍDEO)
Da última vez, especialistas submergiram os detectores em uma profundidade de 1.300 m no lago Baikal, na Sibéria, e realizaram testes no local com cientistas russos envolvidos no experimento de neutrinos Baikal-GVD.
Agora, esse é o segundo dos dois maiores telescópios de neutrinos em funcionamento, após o IceCube dos EUA na Antártica.
Cientistas esperam que o HUNT os ajude a revelar mais sobre a origem misteriosa dos raios cósmicos que são elementos-chave para entender os eventos mais extremos do Universo, como explosões de supernovas e colisões de galáxias.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала