Desenterram no centro de Bordeaux 9 sarcófagos da Idade Média (FOTOS)
10:35 08.02.2025 (atualizado: 11:54 08.02.2025)
© Foto / 2021 Instituto de ArqueologiaCaixa de pedra e restos de sepultamento no cemitério Kil-Dere 1
© Foto / 2021 Instituto de Arqueologia
Nos siga no
Nove sarcófagos de 1.300 anos foram desenterrados durante escavações na cidade de Bordeaux, no sudoeste da França, informou nesta sexta-feira (7) o jornal Figaro.
"Eles foram enterrados há 1.300 anos. Nove sarcófagos da era merovíngia [primeira dinastia de reis francos], datados dos séculos V ao VIII, foram descobertos durante escavações preliminares", diz o artigo.
O achado foi feito depois que o serviço arqueológico de Bordeaux iniciou os trabalhos preliminares na praça Renaudel como parte dos planos para tornar o bairro mais verde, escreve Figaro. As descobertas não se limitaram a isso, os arqueólogos também encontraram vestígios de práticas funerárias anteriores ao século XVII, relata o jornal.
Entre eles estão três sepulturas em caixões dos séculos XI-XIII e quatro túmulos no solo e caixões dos séculos XV-XVII, no total foram encontradas 20-30 sepulturas, de acordo com o artigo.
🕵️♂️🔎 Neuf sarcophages mérovingiens découverts place Renaudel lors des fouilles préventives de Bordeaux Métropole ! Une part méconnue du site révélée… et d’autres trésors pourraient émerger lors de la phase principale en février. https://t.co/8qPjXUxG3E pic.twitter.com/o3fFK2yAji
— Bordeaux Métropole (@BxMetro) February 6, 2025
De acordo com a chefe da escavação,à Camille Vanhove, na Idade Média os cemitérios estavam localizados ao lado das igrejas, por isso as descobertas não se tornaram uma coisa fora do comum, tendo em conta a igreja próxima à Santa Cruz.
"Mas não sabíamos até onde o cemitério ia. Estamos começando a ver isso mais claramente. Chega quase à fachada da igreja", disse Vanhove, citada pelo jornal.