- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Hamas alerta para risco de colapso do acordo de cessar-fogo em Faixa de Gaza, diz mídia

© AP Photo / Ramez HabboubFumaça sobe após um ataque aéreo israelense contra edifícios próximos ao muro que separa o Egito de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, 6 de maio de 2024
Fumaça sobe após um ataque aéreo israelense contra edifícios próximos ao muro que separa o Egito de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, 6 de maio de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2025
Nos siga no
O acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza está ameaçado devido à "falta de vontade de Israel" em cumprir a primeira fase do pacto, afirmou Basem Naïm, membro do gabinete político do Hamas.

"O atraso de Israel e sua falta de comprometimento com a implementação da primeira fase colocam este acordo em risco, podendo levar à sua suspensão ou rompimento", declarou Naïm à mídia francesa.

O movimento acrescentou que o Hamas não deseja um retorno à guerra. Desde 19 de janeiro, o cessar-fogo está em vigor como parte de um acordo para a libertação de reféns israelenses em troca de prisioneiros palestinos. Em 15 meses de conflito, mais de 46 mil palestinos e cerca de 1,5 mil israelenses morreram. A escalada se estendeu ao Líbano e ao Iêmen, além de provocar ataques mútuos entre Israel e Irã.
Na primeira fase, 33 reféns israelenses e cerca de mil prisioneiros palestinos devem ser libertados em 42 dias. Desde o início da trégua, a ajuda humanitária aumentou para 600 caminhões diários, incluindo 50 com combustível. Israel também permitiu o retorno de palestinos do sul ao norte de Gaza.
Soldados israelenses perto da fronteira da Faixa de Gaza, no sul de Israel, 4 de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 03.02.2025
Panorama internacional
Guerra em Gaza não será retomada após 1ª fase do cessar-fogo, diz vice-líder do Hamas à Sputnik
O Catar, o Egito e os Estados Unidos garantem o acordo e coordenam as negociações no Cairo. No 16º dia do cessar-fogo, Israel e Hamas concordaram em iniciar tratativas para a segunda fase, que prevê a libertação dos reféns restantes, um cessar-fogo permanente e a retirada total das tropas israelenses. A terceira fase incluiria a troca de restos mortais, a reconstrução de Gaza e o fim do bloqueio.
Este é o segundo cessar-fogo desde o início do conflito; o primeiro, em novembro de 2023, durou apenas seis dias.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала