- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Governo corre risco de ser 'paralisado' em 2027 sem corte de gastos, alerta consultoria da Câmara

© Foto / Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência BrasilHomem caminha em frente ao Senado Federal, em Brasília (DF)
Homem caminha em frente ao Senado Federal, em Brasília (DF) - Sputnik Brasil, 1920, 09.02.2025
Nos siga no
Estudo foi realizado pelo Núcleo de Economia e Assuntos Fiscais da Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira (Conof) da Câmara dos Deputados e divulgado pelo G1 neste domingo (9).
As atividades do governo federal pode ser paralisadas já a partir de 2027 caso a equipe econômica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não apresente novas medidas para cortar os gastos público. O ano será o primeiro do mandato após as eleições presidenciais em 2026.

"A situação discricionária [de gastos não obrigatórios] do orçamento federal já pode ser avaliada como crítica, especialmente a partir de 2027, com tendência de agravamento acelerado ao longo do horizonte projetado", informou o estudo.

Porém, na última semana, o presidente Lula chegou a declarar que, se depender dele, o governo não deve apresentar nenhuma nova medida para corte de despesas.
"Não tem outra medida fiscal. Se, durante o ano, a necessidade de fazer [outra] se apresentar, vamos reunir. Se depender de mim, não tem outra medida fiscal", afirmou.
Inflação oficial do país em 2024 ficou em 4,83%, a mais alta desde 2022. Brasil, 10 de janeiro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 13.01.2025
Notícias do Brasil
'Bomba de longo prazo': por que a economia aquecida está gerando inflação?

Corte de gastos de mais de R$ 70 bilhões

O Congresso aprovou no fim do ano passado o pacote de corte de gastos públicos que orevê uma economia de mais de R$ 70 bilhões em 2025 e 2026.
As medidas foram necessárias, segundo o governo, para reordenar as despesas obrigatórias (como programas sociais e salários do funcionalismo, por exemplo), que cresceram a um ritmo superior aos limites de variação da despesa previstos no arcabouço fiscal, o que reduz recursos para investimentos públicos.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала