- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Tucker Carlson afirma que Kiev está revendendo armas dos EUA a cartéis de drogas

© AP Photo / Julia Demaree NikhinsonTucker Carlson escuta o então candidato à presidência e ex-presidente Donald Trump falar durante um show da Tucker Carlson Live Tour, em Glendale, Arizona, em 31 de outubro de 2024
Tucker Carlson escuta o então candidato à presidência e ex-presidente Donald Trump falar durante um show da Tucker Carlson Live Tour, em Glendale, Arizona, em 31 de outubro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 10.02.2025
Nos siga no
O jornalista americano Tucker Carlson acusou a Ucrânia de revender uma grande porcentagem das armas que recebe de Washington e disse que muitas delas acabam nas mãos de cartéis de drogas que operam na fronteira entre o México e os Estados Unidos.

"O fato é que os militares ucranianos estão vendendo uma porcentagem enorme, até mais da metade, das armas que enviamos a eles. Metade! […] E isso não é um chute, […] não é especulação. Eles estão vendendo, e muitas dessas armas acabam nas mãos de cartéis de drogas em nossa fronteira [com o México]", disse o ex-apresentador da Fox News.

Carlson também disse que durante uma viagem aos Alpes ele notou que a maioria dos visitantes eram ucranianos que "gastam 1 milhão de dólares em uma tarde".
"E você pode ver isso em toda a Europa: os mais ricos são os ucranianos, com dinheiro que pertence a nós […] a todos os americanos que pagam impostos", acusou.
Sahra Wagenknecht, deputada e vice-chefe do partido A Esquerda (Die Linke) - Sputnik Brasil, 1920, 10.02.2025
Operação militar especial russa
Deputada alemã apela para acabar com o conflito na Ucrânia sem esperar por Trump
A Agência de Aquisições de Defesa da Ucrânia (DPA, na sigla em inglês) está envolvida em uma disputa dentro do governo de Kiev que já levantou preocupações entre os principais aliados europeus da Ucrânia, informou o jornal The Washington Post no dia 2 de fevereiro.
A agência, que tem um orçamento de mais de US$ 7 bilhões (R$ 40,4 bilhões, na cotação atual), ficou congelada por uma semana devido a uma disputa sobre quem deveria liderá-la.
De acordo com o veículo, o ministro da Defesa ucraniano, Rustem Umerov, quer remover a atual diretora, Marina Bezrukova, do cargo por seu fraco desempenho, mas o conselho de supervisão da agência, responsável por essa decisão, se opõe e recentemente aprovou por unanimidade a extensão do mandato da titular.
Washington destinou dezenas de bilhões de dólares em apoio militar e financeiro à Ucrânia no contexto do conflito entre Kiev e Moscou, que começou em fevereiro de 2022.
O presidente dos EUA, Donald Trump, entrega ordem executiva sobre Canadá e México ao secretário da equipe da Casa Branca, Will Scharf, no Salão Oval da Casa Branca, com a réplica da taça da Copa do Mundo ao fundo, em 4 de fevereiro de 2025, em Washington, EUA - Sputnik Brasil, 1920, 07.02.2025
Operação militar especial russa
Decisão de Trump sobre USAID coloca Kiev em 'posição fraca', diz especialista

Kiev depende em 70% de equipamentos estrangeiros

Recentemente, o primeiro vice-ministro da Defesa da Ucrânia, Ivan Gavrilyuk, disse que 70% das armas das Forças Armadas ucranianas vêm de parceiros internacionais.
"Cerca de 70% do que foi usado no campo de batalha pelas forças de defesa [da Ucrânia] foram assistência internacional", admitiu.
A confissão foi feita poucos dias depois de o presidente dos EUA, Donald Trump, ter declarado que Washington espera que a Ucrânia ofereça garantias sobre o acesso a seus metais de terras raras em troca de assistência financeira e militar.
Por sua vez, o jornal Financial Times, citando uma fonte próxima a Vladimir Zelensky, disse que Kiev aceitou essa possibilidade de barganha, apontando que a declaração de Trump coincide com as disposições do chamado "plano de vitória" de Zelensky.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала