- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

'Fama fica com o governo': Lula critica estados por preços dos combustíveis

© Sputnik / Sputnik Brasil / Melissa RochaO presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursa durante evento de retomada da indústria naval e offshore brasileira, no Terminal de Angra dos Reis (Tebig), no Rio de Janeiro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursa durante evento de retomada da indústria naval e offshore brasileira, no Terminal de Angra dos Reis (Tebig), no Rio de Janeiro - Sputnik Brasil, 1920, 17.02.2025
Nos siga no
Especiais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta segunda feira (17) estados e postos de gasolina por praticarem preços abusivos na venda de combustíveis.
"O povo não sabe que a gasolina sai da Petrobras a R$ 3,04 e que na bomba ela é vendida a R$ 6,49. Ou seja, é vendida pelo dobro do que sai da Petrobras. […] O povo, no fundo, no fundo, é assaltado pelo intermediário, e a fama fica nas costas do governo", disse o presidente.
A declaração foi dada em discurso na cerimônia de retomada da indústria naval e offshore brasileira, no Terminal de Angra dos Reis (Tebig), no Rio de Janeiro.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da cerimônia de anúncio do financiamento da concessionária EPR Litoral Pioneiro pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Palácio do Planalto. Brasília (DF), 29 de janeiro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 10.02.2025
Notícias do Brasil
Da oposição à base: insatisfação com Lula 3 agita Congresso, e centro é aposta para 2026
No evento, foi lançada a licitação do Programa de Renovação e Ampliação da Frota do Sistema Petrobras, para a aquisição de oito navios gaseiros, e foram assinados acordos para o reaproveitamento de navios e plataformas em fase de desmobilização.
Em seu discurso, Lula também criticou as medidas protecionistas tomadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, após décadas de Washington incentivando o livre comércio, que, segundo Lula, quase quebrou empresas brasileiras.

"E aí eu fico pensando: cadê a democracia, o respeito ao livre trânsito do ser humano, se você tem livre trânsito do capital? Cadê o livre comércio que foi tão apregoado? E aí começa a ameaçar o mundo", disse o presidente.

"É verdade que os EUA são dos americanos, a China é dos chineses, a Rússia é dos russos, a Índia é dos indianos. Mas é verdade que o Brasil é do povo brasileiro e eles têm que respeitar as coisas que nós fazemos aqui dentro. Esse país é nosso", acrescentou.

Exploração da Margem Equatorial

Também participaram da cerimônia o vice-presidente, Geraldo Alckmin; o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; a presidente da Petrobras, Magda Chambriard; e o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, entre outras autoridades.
Bandeiras da Rússia e Brasil, lado a lado. - Sputnik Brasil, 1920, 16.02.2025
Panorama internacional
Entregas de diesel e fertilizantes ao Brasil tornaram Rússia seu fornecedor-chave em 2024
Em discurso, Chambriard afirmou que não há dúvidas de que "o Brasil vai liderar uma transição energética justa".
"É importante destacar a relevância da Margem Equatorial e da pesquisa. Se obtivermos a licença, vamos fazer tudo de forma segura. Pode ficar tranquilo em relação a isso, presidente", afirmou.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала