Lavrov diz não saber para que Europa estaria na mesa de negociações sobre a Ucrânia
10:24 17.02.2025 (atualizado: 19:09 17.02.2025)
© Sputnik / Sergei GuneevO ministro das Relações Exteriores da Rússia Sergei Lavrov.

© Sputnik / Sergei Guneev
Nos siga no
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse que não entende qual seria o papel da União Europeia (UE) na mesa de negociações sobre a crise ucraniana, já que a abordagem dela não mudou.
O porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, informou hoje (17) que o chanceler russo e o assessor presidencial Yuri Ushakov vão à capital da Arábia Saudita, Riad, para uma reunião com representantes dos EUA.
Segundo o The Washington Post, da parte estadunidense devem participar o secretário de Estado, Marco Rubio, o assessor de Segurança Nacional do presidente, Mike Waltz, e o enviado especial para o Oriente Médio, Steve Witkoff.
Falando com a imprensa, Lavrov disse que os Estados Unidos desempenham o papel principal na crise ucraniana desde seu início, por isso Washington pode ajudar a resolver o conflito.
❗️🗣 Resultados das negociações em Riad serão relatados a Putin e Trump, diz Lavrov
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) February 17, 2025
O presidente russo Vladimir Putin e seu homólogo norte-americano Donald Trump tomarão a decisão sobre os próximos passos, declarou o chanceler russo Sergei Lavrov, respondendo a uma pergunta… pic.twitter.com/j0NG6GGPPR
Contudo, o ministro russo questionou a importância de representantes da Europa nas futuras conversações.
Lavrov chamou a atenção para as palavras do presidente finlandês Alexander Stubb na Conferência de Segurança de Munique, que disse que as negociações são necessárias para rearmar a Ucrânia.
"A filosofia dos europeus não desapareceu. Não sei o que eles podem fazer na mesa de negociações."
Ele diz não entender para que os convidar para lá, se vão promover "ideias insensatas sobre o congelamento do conflito", enquanto consideram continuar o conflito.
O ministro lembrou que a Europa já teve a oportunidade de participar do processo de negociação para a Ucrânia durante os Acordos de Minsk.
"Eles precisavam de tempo para armar a Ucrânia. Essas eram suas chances", acrescentou Lavrov.
🙅♂️🇺🇦 Com pessoas ou só com metais de terras raras? Lavrov comenta reivindicações ucranianas das regiões russas
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) February 17, 2025
Citando o extermínio da população russa pelas forças ucranianas, o MRE russo, Sergei Lavrov, descartou até a ideia de que a Rússia possa entregar quaisquer territórios… pic.twitter.com/qPm1YSS56M
Ele notou que o tema das concessões territoriais no contexto da Ucrânia está começando a ser discutido em Washington.
Porém, o chanceler enfatizou também que nem sequer se pode pensar em concessões territoriais à Ucrânia durante as negociações.
Starmer vai discutrir 'elementos-chave' da paz na Ucrânia com Trump
Já o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, afirmou que discutirá os "elementos-chave" de uma paz duradoura na Ucrânia durante seu encontro com o Trump. "Na próxima semana, viajarei a Washington para me encontrar com o presidente Trump e discutir o que consideramos os elementos-chave de uma paz duradoura", declarou.