- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Lavrov diz não saber para que Europa estaria na mesa de negociações sobre a Ucrânia

© Sputnik / Sergei GuneevO ministro das Relações Exteriores da Rússia Sergei Lavrov.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia Sergei Lavrov. - Sputnik Brasil, 1920, 17.02.2025
Nos siga no
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse que não entende qual seria o papel da União Europeia (UE) na mesa de negociações sobre a crise ucraniana, já que a abordagem dela não mudou.
O porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, informou hoje (17) que o chanceler russo e o assessor presidencial Yuri Ushakov vão à capital da Arábia Saudita, Riad, para uma reunião com representantes dos EUA.
Segundo o The Washington Post, da parte estadunidense devem participar o secretário de Estado, Marco Rubio, o assessor de Segurança Nacional do presidente, Mike Waltz, e o enviado especial para o Oriente Médio, Steve Witkoff.
Falando com a imprensa, Lavrov disse que os Estados Unidos desempenham o papel principal na crise ucraniana desde seu início, por isso Washington pode ajudar a resolver o conflito.
Contudo, o ministro russo questionou a importância de representantes da Europa nas futuras conversações.
Lavrov chamou a atenção para as palavras do presidente finlandês Alexander Stubb na Conferência de Segurança de Munique, que disse que as negociações são necessárias para rearmar a Ucrânia.

"A filosofia dos europeus não desapareceu. Não sei o que eles podem fazer na mesa de negociações."

Sergei Lavrov antes de uma reunião com o presidente russo, Vladimir Putin, em Moscou. Rússia, 8 de outubro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 15.02.2025
Panorama internacional
Sergei Lavrov e Marco Rubio conversam por telefone e concordam em 'manter contato regular'
Ele diz não entender para que os convidar para lá, se vão promover "ideias insensatas sobre o congelamento do conflito", enquanto consideram continuar o conflito.
O ministro lembrou que a Europa já teve a oportunidade de participar do processo de negociação para a Ucrânia durante os Acordos de Minsk.
"Eles precisavam de tempo para armar a Ucrânia. Essas eram suas chances", acrescentou Lavrov.
Ele notou que o tema das concessões territoriais no contexto da Ucrânia está começando a ser discutido em Washington.
Porém, o chanceler enfatizou também que nem sequer se pode pensar em concessões territoriais à Ucrânia durante as negociações.

Starmer vai discutrir 'elementos-chave' da paz na Ucrânia com Trump

Já o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, afirmou que discutirá os "elementos-chave" de uma paz duradoura na Ucrânia durante seu encontro com o Trump. "Na próxima semana, viajarei a Washington para me encontrar com o presidente Trump e discutir o que consideramos os elementos-chave de uma paz duradoura", declarou.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала