- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Exército chinês expulsa 3 aeronaves filipinas das ilhas disputadas no mar do Sul da China (VÍDEO)

© AP Photo / Liu Rui/XinhuaBombardeiro chinês H-6K patrulhando águas disputadas do mar do Sul da China
Bombardeiro chinês H-6K patrulhando águas disputadas do mar do Sul da China - Sputnik Brasil, 1920, 21.02.2025
Nos siga no
O Exército de Libertação Popular (ELP) da China informou que expulsou três aeronaves filipinas das disputadas ilhas Spratly no mar do Sul da China nesta quinta-feira (20), em meio ao aumento das tensões bilaterais, relata South China Morning Post.
"Em 20 de fevereiro, duas aeronaves filipinas C-208 e uma aeronave N-22 entraram ilegalmente no espaço aéreo perto das ilhas Nansha [denominação chinesa para ilhas Spratly] da China", disse hoje (21) o coronel sênior Tian Junli, porta-voz do Comando do Teatro do Sul do ELP.
O militar acrescentou que o ELP "manteve total controle da situação, emitiu avisos e expulsou as aeronaves".
O C-208 é uma aeronave modificada equipada para operações de inteligência, vigilância e reconhecimento, enquanto que o N-22 é um avião leve para diversas utilidades com dois turbopropulsores e asa alta, escreve jornal.

No vídeo partilhado pela entidade militar nas redes sociais se pode ver o Exército chinês emitindo advertência em chinês e inglês: "Avião militar filipino N-22, você está colocando em perigo a segurança do recife chinês. Saia imediatamente e mantenha-se longe de modo a evitar qualquer mal-entendido".

As ilhas Spratly são um vasto grupo de recifes, atóis e pequenas ilhotas no mar do Sul da China. Situadas a meio caminho entre o Vietnã e as Filipinas, e ao norte da Malásia insular, são reivindicadas – total ou parcialmente – por vários países da região.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала