Analista: garantias de segurança à Ucrânia estão arrastando EUA para uma guerra com Rússia
© AP Photo / Julia Demaree NikhinsonCandidato republicano à presidência dos EUA, Donald Trump se reúne com Vladimir Zelensky na Trump Tower, em Nova York, em 27 de setembro de 2024

© AP Photo / Julia Demaree Nikhinson
Nos siga no
Dar garantias de segurança ao líder atual ucraniano Vladimir Zelensky levaria os Estados Unidos a um conflito com a Rússia, opinou Larry Johnson, funcionário aposentado da Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês) e do Departamento de Estado dos EUA no canal do YouTube Daniel Davis / Deep Dive.
''Se eles [administração Trump] derem as garantias de segurança que Zelensky gostaria, estaremos em guerra com a Rússia'', alertou Johnson.
Segundo o analista, o presidente dos EUA, Donald Trump, está fazendo declarações ''estúpidas'', dizendo que a Rússia também deveria fazer concessões para chegar a um acordo de paz na Ucrânia.
''Bobagem. [Vladimir] Putin não deve nada a ninguém. Putin e os russos não estão sob pressão do Ocidente, eles estão vencendo. Eles não precisam de nada de nós'', afirmou analista.
Anteriormente, o jornal The New York Times informou que a Ucrânia e os Estados Unidos estão se aproximando de um acordo que daria a Washington acesso à riqueza mineral da Ucrânia sem oferecer garantias de segurança.
Por sua vez, o presidente dos EUA Donald Trump confirmou que Vladimir Zelensky chegaria a Washington na sexta-feira (28) para assinar um acordo sobre os recursos naturais da Ucrânia, incluindo metais de terras raras.