- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.
Tanque T-72 da Rússia durante missão de combate na direção de Avdeevka, 28 de março de 2024 - Sputnik Brasil

1.101º dia da operação militar especial nas fronteiras russas

Nos siga no
Detalhes a seguir
As Forças Armadas da Rússia prosseguem a operação militar especial na Ucrânia, anunciada pelo presidente russo Vladimir Putin em 24 de fevereiro de 2022. Segundo o chefe de Estado da Rússia, entre os objetivos principais da operação lançada estão a "desmilitarização e desnazificação" do país vizinho.
Após mais de um ano de confrontos, o Exército russo, junto com as forças das repúblicas de Donetsk e Lugansk, libertou completamente a República Popular de Lugansk e uma parte da república de Donetsk, bem como toda a região de Kherson, áreas de Zaporozhie junto do mar de Azov e uma parte da região de Carcóvia. Em 5 de outubro de 2022, em resultado de referendos nas regiões, as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk e regiões de Kherson e Zaporozhie integraram oficialmente à Federação da Rússia.
No dia 20 de maio de 2023, o Ministério da Defesa da Rússia confirmou que as forças russas assumiram o controle total sobre a cidade de Artyomovsk, ou Bakhmut, na denominação ucraniana, um importante centro de transporte para o abastecimento das tropas ucranianas em Donbass. Durante muitos meses a cidade foi alvo de combates ferozes.
Em junho de 2023, a Ucrânia tentou lançar uma grande contraofensiva na zona de hostilidades, porém ela se mostrou um fracasso para as Forças Armadas ucranianas – fato reconhecido por especialistas militares e até pela mídia ocidental.
No início de maio de 2024, o Exército russo começou o avanço na direção de Carcóvia, fazendo com que o agrupamento de tropas Sever (Norte) assumisse o controle de várias localidades na área.
No dia 6 de agosto de 2024, as tropas ucranianas lançaram um ataque à região de Kursk, na Rússia. A ação marcou a agressão mais significativa da Ucrânia contra a Rússia desde fevereiro de 2022. Comentando o ataque, o presidente russo Vladimir Putin disse que a Ucrânia havia realizado outra provocação em larga escala, atirando indiscriminadamente em alvos civis.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Antigas primeiroRecentes primeiro
07:19 28.02.2025
Soldado da unidade Akhmat das forças especiais russas próximo a um veículo blindado de fabricação estrangeira atingido na região de Kursk. - Sputnik Brasil, 1920, 28.02.2025
Operação militar especial russa
Tropas russas libertam o povoado de Novaya Sorochina na região de Kursk, diz MD da Rússia
05:10 28.02.2025
Tropas ucranianas realizaram 42 ataques de artilharia em povoados na região de Kherson
O Exército ucraniano lançou 42 ataques de artilharia em povoados na margem esquerda do Dniepre, na região de Kherson, uma pessoa foi ferida durante o bombardeio, informaram os serviços de emergência aos jornalistas.
03:09 28.02.2025
Rússia derruba 22 drones ucranianos em 5 regiões do país
Os meios russos de defesa antiaérea derrubaram durante a noite 22 drones ucranianos em cinco regiões do país, informou o Ministério da Defesa da Rússia.
02:16 28.02.2025
Rússia frustra um ataque terrorista contra o metropolita de Simferopol e da Crimeia Tikhon em Moscou
O Serviço Federal de Segurança (FSB) da Rússia informou que foi frustrado em Moscou um ataque terrorista contra o Metropolita de Simferopol e da Crimeia Tikhon (Shevkunov), planejado pelos serviços especiais ucranianos, em Moscou foram detidos um cidadão russo e um ucraniano, recrutados pela inteligência militar da Ucrânia, foi lhes apreendida uma bomba caseira e passaportes ucranianos falsos, os homens foram presos.
Os detidos pela preparação do ataque terrorista contra o metropolita Tikhon admitiram que os explosivos deveriam ser instalados no Mosteiro de Sretensky em Moscou.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала