- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Chanceler do Irã diz que acordo nuclear não pode ser renovado como está

© AP Photo / Vahid SalemiBandeira do Irã com o pano de fundo da cidade de Teerã, Irã, 31 de março de 2020
Bandeira do Irã com o pano de fundo da cidade de Teerã, Irã, 31 de março de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 23.03.2025
Nos siga no
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, disse neste domingo (23) que o acordo nuclear não poderia ser renovado em sua forma atual após Teerã fazer progressos significativos em sua pesquisa nuclear.

"O Plano de Ação Conjunto Global [JCPOA, na sigla em inglês] em sua forma e redação atuais, na minha opinião, não pode ser renovado. Isso não nos trará nenhum benefício por causa do nosso progresso significativo na esfera nuclear", disse Araghchi à agência de notícias Online Khabar.

O Irã assinou um acordo nuclear com a China, França, Rússia, Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha e União Europeia (UE) em 2015, que o comprometeu a reduzir seu programa nuclear em troca de alívio de sanções. Os EUA se retiraram do acordo em 2018 durante o primeiro mandato do presidente Donald Trump e restabeleceram sanções a Teerã, levando ao colapso do acordo.
Em resposta, o Irã disse que não cumpriria parte de seus compromissos com o pacto nuclear, abandonando as restrições à pesquisa nuclear e ao nível de enriquecimento de urânio.
Araghchi argumentou que o Irã vai fazer o que seja de seu melhor interesse.
Partidários dos houthis participam de comício contra os ataques liderados pelos EUA contra o Iêmen e em apoio aos palestinos na Faixa de Gaza, em Sanaa, Iêmen, em 26 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 23.03.2025
Panorama internacional
Irã prevê fracasso dos EUA em guerra contra o Iêmen

"Não nos importamos com as expectativas de Trump. Nos importamos com nossos interesses. O que for do nosso interesse, será feito", disse o ministro iraniano.

Trump disse no dia 7 deste mês de março que havia enviado uma carta ao líder supremo do Irã, Ali Khamenei, propondo iniciar negociações sobre um acordo nuclear. O site de notícias Axios relatou, citando fontes, que a carta de Trump incluía um prazo de dois meses para chegar a um novo acordo nuclear.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала