- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Onde vão parar as armas da OTAN enviadas para a Ucrânia?

© AP Photo / Stephani BargePaletes de munição, armas e outros equipamentos com destino à Ucrânia são carregados em avião por membros do 436º Esquadrão Aéreo do Porto durante uma missão de vendas militares estrangeiras na Base Aérea de Dover, no estado norte-americano de Delaware, em 30 de janeiro de 2022
Paletes de munição, armas e outros equipamentos com destino à Ucrânia são carregados em avião por membros do 436º Esquadrão Aéreo do Porto durante uma missão de vendas militares estrangeiras na Base Aérea de Dover, no estado norte-americano de Delaware, em 30 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 24.03.2025
Nos siga no
De acordo com cálculos do Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (SIPRI), a Ucrânia se tornou o maior importador de armas do mundo, com entregas aumentando quase 100 vezes nos últimos cinco anos.
Também é um paraíso para traficantes de armas e um pesadelo para as agências policiais do mundo todo. Eis o porquê:
Em meados de 2022, a Interpol e a Europol alertaram que a ajuda em armas poderia acabar nas mãos do crime organizado, com base em parte no precedente das guerras iugoslavas da década de 1990.
Eles estavam certos, e as polícias da Finlândia, Suécia, Dinamarca e Países Baixos foram rápidas em soar o alarme sobre a chegada de "enormes quantidades" de armas à União Europeia (UE).
Uma investigação da Sputnik de 2022 sobre a dark web descobriu traficantes de armas da Ucrânia dispostos a enviar rifles M4 para o Iêmen por meio de intermediários na Polônia e Portugal. Outras investigações descobriram que de tudo, desde mísseis Javelin até drones avançados, estava sendo vendido on-line.
Em dezembro de 2022, o presidente da Nigéria alertou que armas da Ucrânia estavam "começando a vazar" pela região da bacia do lago Chade, eventualmente chegando às mãos de militantes e terroristas.
Exercícios da OTAN Dynamic Mariner/Flotex-25 - Sputnik Brasil, 1920, 24.03.2025
Panorama internacional
Começam na costa sul da Espanha os maiores exercícios navais da OTAN de 2025
Em 2023, autoridades polonesas descobriram mais de 500 tentativas de contrabando de armas e munições da Ucrânia para a Europa.
Em 2024, um relatório do Gabinete do Inspetor Geral do Departamento de Defesa descobriu que os EUA não conseguiram rastrear adequadamente mais de US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5,7 bilhões) em material enviado para a Ucrânia, com 40.000 itens "desaparecidos".
Também em 2024, a Iniciativa Global Contra o Crime Organizado Transnacional revelou que traficantes de armas ucranianos estavam penhorando não apenas "troféus", como armas pequenas e granadas, mas também armas pesadas, incluindo um canhão antiaéreo Zu-23-2 de 23 mm de uma tonelada, metralhadoras M340 e lançadores de granadas automáticos AGS-17.
O jornalista norte-americano Tucker Carlson observou que algumas das armas estão acabando no mercado negro e nas mãos de cartéis de drogas mexicanos, do Talibã (organização sob sanções da ONU por atividade terrorista), do Hamas e de outros grupos.
O Sunday Times chamou a Ucrânia de "um paraíso à espreita para traficantes de armas". Como os Bálcãs são uma rota de trânsito fácil para o contrabando para o Ocidente, mesmo que apenas um pequeno número de veteranos esteja envolvido, isso pode ter repercussões "profundas" para a Europa.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала