- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.
Sistema de defesa antiaérea S-125 - Sputnik Brasil

1.127º dia da operação militar especial nas fronteiras russas

Nos siga no
As Forças Armadas da Rússia prosseguem a operação militar especial na Ucrânia, anunciada pelo presidente russo Vladimir Putin em 24 de fevereiro de 2022. Segundo o chefe de Estado da Rússia, entre os objetivos principais da operação lançada estão a "desmilitarização e desnazificação" do país vizinho.
Após mais de um ano de confrontos, o Exército russo, junto com as forças das repúblicas de Donetsk e Lugansk, libertou completamente a República Popular de Lugansk e uma parte da república de Donetsk, bem como toda a região de Kherson, áreas de Zaporozhie junto do mar de Azov e uma parte da região de Carcóvia. Em 5 de outubro de 2022, em resultado de referendos nas regiões, as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk e regiões de Kherson e Zaporozhie integraram oficialmente à Federação da Rússia.
No dia 20 de maio de 2023, o Ministério da Defesa da Rússia confirmou que as forças russas assumiram o controle total sobre a cidade de Artyomovsk, ou Bakhmut, na denominação ucraniana, um importante centro de transporte para o abastecimento das tropas ucranianas em Donbass. Durante muitos meses a cidade foi alvo de combates ferozes.
Em junho de 2023, a Ucrânia tentou lançar uma grande contraofensiva na zona de hostilidades, porém ela se mostrou um fracasso para as Forças Armadas ucranianas – fato reconhecido por especialistas militares e até pela mídia ocidental.
No início de maio de 2024, o Exército russo começou o avanço na direção de Carcóvia, fazendo com que o agrupamento de tropas Sever (Norte) assumisse o controle de várias localidades na área.
No dia 6 de agosto de 2024, as tropas ucranianas lançaram um ataque à região de Kursk, na Rússia. A ação marcou a agressão mais significativa da Ucrânia contra a Rússia desde fevereiro de 2022. Comentando o ataque, o presidente russo Vladimir Putin disse que a Ucrânia havia realizado outra provocação em larga escala, atirando indiscriminadamente em alvos civis.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Antigas primeiroRecentes primeiro
13:15 26.03.2025
Secretário-geral da OTAN diz que Ucrânia não se torna membro da aliança após negociações de paz, mas pode haver adesão a longo prazo
13:13 26.03.2025
Europa acompanha negociações entre Rússia e EUA e se mantém firme nas sanções, afirma gabinete alemão
13:11 26.03.2025
Informações de Kiev sobre supostos danos ao tanque de combustível na ZNPP são falsas, diz diretor da usina
As informações do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia sobre supostos danos a um tanque de combustível na Usina Nuclear de Zaporozhie (ZNPP) são falsas, e a usina está em condições seguras e a exposição à radiação não excede as normas estabelecidas da usina, disse o diretor da ZNPP, Yuri Chernichuk, nesta quarta-feira (26).
"As informações divulgadas pelo Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia sobre os danos aos tanques de combustível são falsas. A estação está em condições seguras", disse Chernichuk, conforme citado pelo serviço de imprensa da estação.
12:43 26.03.2025
Enviado da Rússia à ONU sobre cessar-fogo no mar Negro: pretendemos ter controles de inspeção adequados
Moscou colocará em prática controles e inspeções como parte do acordo do mar Negro para evitar quaisquer incidentes indesejados pelo lado ucraniano, disse o vice-chanceler da Rússia na Organização das Nações Unidas (ONU), Dmitry Polyanskiy, nesta quarta-feira (26).
12:33 26.03.2025
Ucrânia tenta sabotar tentativas de acordos de paz com ataques à infraestrutura energética da Rússia, diz missão russa na ONU
Ataques contra a infraestrutura energética russa demonstram que Vladimir Zelensky é incapaz de negociar e tenta frustrar qualquer tentativa de acabar com o conflito, disse o vice-chanceler da Rússia na Organização das Nações Unidas (ONU), Dmitry Polyanskiy, nesta quarta-feira (26).

"É absolutamente óbvio que com tais ações ele [Vladimir Zelensky] está tentando interromper quaisquer acordos de paz, demonstrando claramente sua incapacidade de negociar. A Rússia reserva o direito de responder se o regime de Kiev continuar com essa linha destrutiva", disse Polyanskiy durante uma reunião do Conselho de Segurança da ONU (CSNU) sobre a Ucrânia.

12:19 26.03.2025
Moscou exige reação de organizações internacionais ao assassinato de jornalista russa por Kiev
Moscou insiste em uma reação imediata de organizações internacionais e seus chefes a outro assassinato da correspondente militar do Canal Pervy, Anna Prokofieva, pelas forças ucranianas, disse a representante do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, nesta quarta-feira (26).
08:57 26.03.2025
Trabalho de combate da equipe de um lançador múltiplo de foguetes Grad do 25º Exército das Forças Armadas russas na direção de Krasny Liman na operação militar especial. - Sputnik Brasil, 1920, 26.03.2025
Operação militar especial russa
Rússia atinge infraestrutura de aeródromos militares e oficinas de montagem de drones na Ucrânia
08:00 26.03.2025
Ucrânia ataca linhas de alta tensão na região russa de Bryansk
Na tarde de terça-feira (25) e na noite para quarta-feira (26), as tropas ucranianas novamente tentaram atacar com drones instalações de energia na região de Bryansk, informou o Ministério da Defesa da Rússia.
Na madrugada de hoje (26), tropas ucranianas atacaram cabos de alta tensão na região russa de Bryansk, a linha de alta tensão foi desligada, deixando a população de um distrito sem eletricidade.
05:43 26.03.2025
Paisagem composta pela torre Vodovzvodnaya do Kremlin de Moscou (em primeiro plano) e pelo prédio do Ministério das Relações Exteriores da Rússia (em segundo plano), em 2 de junho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 26.03.2025
Panorama internacional
'Ocidente não tem meios de pressão': ex-analista da CIA revela maior trunfo da Rússia
04:11 26.03.2025
Aviões Su-25 da Rússia conduzem ataques contra combatentes e equipamentos blindados ucranianos
Aviões russos Su-25 dispararam mísseis contra veículos blindados e pessoal de unidades ucranianas no âmbito da operação militar especial, tendo os alvos sido destruídos, relatou o Ministério da Defesa da Rússia.
04:01 26.03.2025
Exército ucraniano deveria ser financiado pelos países ocidentais, afirma Zelensky
Vladimir Zelensky, durante uma entrevista à edição Time, admitiu que a Ucrânia não tem dinheiro para pagar suas Forças Armadas e que seu Exército deveria ser financiado pelos países ocidentais.
"O Exército sempre foi menor do que agora. E quando o Exército é três vezes maior do que era, ele deve ser financiado. O orçamento da Ucrânia não é suficiente. [...] a Europa deve financiá-lo. Idealmente, a Europa e a América", disse ele.
Segundo Zelensky, na situação atual ele confiaria mais na Europa.
02:39 26.03.2025
Militares russos eliminam grupo de infantaria ucraniana na república de Donetsk
Artilharia e drones kamikaze da brigada Sever-V do corpo de voluntários que opera como parte do agrupamento de tropas Yug (Sul) eliminaram perto de Chasov Yar, na República Popular de Donetsk, (RPD) um grupo de infantaria que tentava criar abrigos em uma faixa florestal, informou à Sputnik o serviço de imprensa do corpo de voluntários.
02:39 26.03.2025
Defesa antiaérea russa elimina 9 drones ucranianos em várias regiões
As Forças Armadas da Rússia derrubaram durante a última noite nove drones ucranianos sobre várias regiões russas, informou o Ministério da Defesa da Rússia. Cinco drones foram derrubados na região de Belgorod, dois na região de Kursk e outros dois sobre as águas do mar Negro.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала