- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Premiê do Canadá responde a Trump com tarifas: 'Sistema global de comércio ancorado nos EUA acabou'

© AP Photo / Evan VucciO presidente dos EUA, Donald Trump, entrega ordem executiva sobre o Canadá e o México ao secretário da equipe da Casa Branca, Will Scharf, no Salão Oval da Casa Branca, com a réplica da taça da Copa do Mundo ao fundo. Washington, D.C., 4 de fevereiro de 2025
O presidente dos EUA, Donald Trump, entrega ordem executiva sobre o Canadá e o México ao secretário da equipe da Casa Branca, Will Scharf, no Salão Oval da Casa Branca, com a réplica da taça da Copa do Mundo ao fundo. Washington, D.C., 4 de fevereiro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 03.04.2025
Nos siga no
O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, declarou nesta quinta-feira (3) que a antiga relação do país com os Estados Unidos chegou ao fim devido às tarifas anunciadas um dia antes pelo presidente norte-americano, Donald Trump, contra vários bens e produtos canadenses.
Em coletiva de imprensa, o premiê canadense considerou que as novas medidas comerciais de Washington "fraturam a economia mundial" e afirmou que "o sistema global de comércio ancorado nos Estados Unidos acabou".

"O sistema de comércio mundial, baseado nos Estados Unidos, que o Canadá confiou desde o final da Segunda Guerra Mundial — um sistema que, embora não seja perfeito, contribuiu para a prosperidade de nosso país por décadas — chegou ao fim. Nossa velha relação de integração cada vez mais profunda com os Estados Unidos terminou", disse o líder canadense.

Diante disso, Ottawa passará a impor uma tarifa de 25% a todos os veículos importados dos Estados Unidos que não cumprirem com o acordo comercial firmado entre as duas nações e o México. O líder canadense enfatizou ainda que as tarifas não serão aplicadas às peças de automóveis nem vão afetar os veículos provenientes do país latino-americano.
Donald Trump após discursar na Conservative Political Action Conference, CPAC, no Gaylord National Resort & Convention Center, em Oxon Hill, Maryland. EUA, 22 de fevereiro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 03.04.2025
Panorama internacional
EUA vão ganhar mais de US$ 120 bilhões em receitas com novas tarifas impostas aos países do G7
"Nossas tarifas, ao contrário das estadunidenses, não afetarão as peças de automóveis, porque conhecemos os benefícios de nosso sistema de produção integrado", acrescentou.
Carney também destacou que o Canadá está disposto a assumir um "papel de liderança" na criação de uma coalizão de países com ideias semelhantes.
"Acreditamos na cooperação internacional. Acreditamos na troca livre e aberta de bens, serviços e ideias. E se os Estados Unidos não quiserem continuar liderando, o Canadá o fará", acrescentou.
Na última quarta (2), Trump anunciou a imposição de tarifas recíprocas a praticamente todos os parceiros comerciais de Washington, incluindo regiões inteiras como a União Europeia. O Canadá não foi incluído na lista, mas é afetado por algumas taxas impostas anteriormente pela Casa Branca, como aquelas de 25% relacionadas ao aço e ao alumínio.
Além disso, o mandatário republicano confirmou a imposição de tarifas de 25% a todos os automóveis fabricados no exterior. No final de março, o primeiro-ministro canadense antecipou que o país combateria as tarifas norte-americanas com medidas de reciprocidade.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала