Portal destaca vantagens do sistema antitanque russo Kornet em comparação com Javelin dos EUA
CC BY 4.0 / Ministério da Defesa da Federação da Rússia / KornetSistema portátil de mísseis antitanque russo Kornet (imagem referencial)

Nos siga no
O sistema de mísseis antitanque russo Kornet supera em dobro o alcance dos sistemas americanos Javelin, escreve o portal 19FortyFive comparando as características dos dois sistemas.
Destaca-se que a vantagem do Javelin é o modo "dispara e esquece", que permite ao operador se esconder no abrigo logo após efetuar o disparo. Durante o lançamento do Kornet, o soldado tem que manter uma marca no alvo até esse seja atingido, por isso aumenta o risco de a posição do sistema de mísseis antitanque ser atingida.
"No entanto, o sistema russo compensa isso com um maior alcance e maiores capacidades de perfuração. A variante Kornet-EM, por exemplo, tem um alcance máximo de 8.000 metros, em comparação com 4.000 metros do Javelin", detalha o artigo.
Além disso, outra vantagem do sistema Kornet é sua versatilidade. Ele pode ser implantado em uma variedade de plataformas, incluindo soldados individuais, veículos e veículos caça-tanques dedicados como o 9P163M-1 Kornet-T. Esta flexibilidade permite que ele seja usado em uma ampla gama de cenários táticos, desde emboscadas até confrontos diretos com blindados do adversário.