- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mundo unipolar está condenado, multipolaridade é o futuro do planeta, diz presidente do Senado russo

© AP Photo / Anja Niedringhaus"Broken Chair", escultura do artista suíço Daniel Berset, que fica na Praça das Nações, em frente à sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra, capital da Suíça, em 16 de julho de 2009
Broken Chair, escultura do artista suíço Daniel Berset, que fica na Praça das Nações, em frente à sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra, capital da Suíça, em 16 de julho de 2009 - Sputnik Brasil, 1920, 07.04.2025
Nos siga no
Uma clara demanda por igualdade e respeito pelos interesses dos países já se formou no mundo e um sistema unipolar não é propício para o desenvolvimento da humanidade, afirmou Valentina Matvienko, a presidente do Conselho da Federação da Rússia (câmara alta do parlamento russo).

"É óbvio que o sistema unipolar, o 'mundo de um só soberano' e as reivindicações exclusivas de países individuais à hegemonia cultural, ideológica e de valores são incapazes de proporcionar justiça ou desenvolvimento à humanidade", ressaltou Matvienko.

A presidente sublinhou que a maioria dos problemas presentes no mundo de hoje é uma consequência do legado colonial não resolvido.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, conversa com o príncipe herdeiro e primeiro-ministro do Bahrein, Salman bin Hamad Al Khalifa, em Downing Street, Londres, 27 de agosto de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 06.04.2025
Panorama internacional
Aliado mais próximo dos EUA não concorda com tarifas de Trump, porque elas põem fim à globalização
Outros fatores que criaram os problemas, segundo Matvienko, são a desigualdade entre países e povos, e o ditame unipolar em vez da igualdade democrática.
Segundo ela, o desejo de um grupo de Estados de garantir seu bem-estar às custas do resto do mundo se tornou a causa principal de crises na esfera da segurança alimentar e energética.
Isso, continuou Matvienko, levou a restrições no acesso a recursos financeiros, à representação desigual em estruturas internacionais e, é claro, a conflitos regionais.

"O mundo unipolar está condenado a dar lugar a um modelo de ordem mundial verdadeiramente democrático e multipolar", finalizou.

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала