- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Comissão na Câmara aprova projeto de lei que retira segurança armada do presidente Lula

© Foto / Marcelo Camargo / Agência BrasilLula participa da sessão especial de abertura da primeira reunião de sherpas da presidência brasileira do BRICS, no Palácio Itamaraty, em Brasília (DF). Brasil, 26 de fevereiro de 2025
Lula participa da sessão especial de abertura da primeira reunião de sherpas da presidência brasileira do BRICS, no Palácio Itamaraty, em Brasília (DF). Brasil, 26 de fevereiro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 08.04.2025
Nos siga no
Com direito a desejo de morte ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (8) o projeto de lei que quer proibir o uso de arma de fogo por seguranças pessoais do petista e de ministros.
Dominada por parlamentares do PL, o texto foi aprovado na comissão por 15 votos favoráveis e outros oito contrários. Para seguir a tramitação em plenário, a proposta ainda vai passar por outras duas comissões na Casa.
O projeto de lei foi apresentado em agosto de 2023 pelo atual presidente da comissão, deputado federal Delegado Caveira (PL-PA), e pelo deputado Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP). Durante a sessão, o relator Gilvan da Federal (PL-ES) chegou a desejar abertamente a morte do presidente Lula.
"Quero mais é que ele morra mesmo e que [os seguranças pessoais] andem desarmados. Quero que ele vá para o quinto dos infernos, é um direito meu. Não quer dizer que vou matar o cara. Mas eu quero que ele morra, que vá para o quinto dos infernos. Porque nem o diabo quer o Lula, por isso que ele está aí e superou um câncer", disse.
Deputado federal e líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ) durante coletiva de imprensa no Salão Verde da Casa legislativa. Brasília (DF), 19 de dezembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 17.02.2025
Notícias do Brasil
Anistia de presos pelo 8 de Janeiro é prioridade da oposição na Câmara, diz líder do PL à Sputnik
Conforme o texto, caso seja aprovada, a lei passa a proibir o uso de armas de fogo por integrantes da segurança pessoal da Presidência da República e também de ministros, mesmo em atividades "que envolvam a segurança imediata" de cada um.
Para o autor do projeto, a medida está em conformidade "com a ideologia do atual mandatário, que não vê nas armas de fogo algo benéfico para a sociedade", em alusão às iniciativas do governo Lula que suspenderam decretos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que facilitam o acesso aos equipamentos no Brasil. "Vamos tirar a arma do Lula, vamos tirar a arma dos ministros e a gente vê como é que eles se sentem. Talvez eles mudem de ideia", acrescentou.
Porém, líderes do governo na Câmara acreditam que o texto não deve seguir em tramitação por ser inconstitucional. Além disso, ainda não foi votado na principal comissão da Casa, a de Constituição e Justiça.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала