- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Dólar americano perde status de 'porto seguro' e preocupa investidores com possível aumento de juros

© Sputnik / Nina ZotinaCédulas de dólar (imagem de referência)
Cédulas de dólar (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 13.04.2025
Nos siga no
Em meio à turbulência do mercado, os investidores estão deixando de lado tanto os títulos norte-americanos quanto o dólar — outrora o padrão-ouro para a estabilidade monetária internacional.
Nos últimos dez dias, a posição dos Estados Unidos como núcleo do sistema econômico e financeiro global foi questionada. Após gerações em que o dólar americano e seus títulos governamentais eram considerados ativos seguros, os investidores globais começaram a duvidar dessa segurança, de acordo com a Axios.

"Isso não é normal. Em episódios anteriores de turbulência extrema, como setembro de 2008 e nos primeiros dias da pandemia em 2020, o dólar se recuperou à medida que os investidores globais buscavam segurança", escreve o portal.

Mudanças que normalmente ocorrem ao longo de anos foram comprimidas em dias, com mercados de títulos e moedas interagindo de maneira alarmante, sugerindo uma perda de confiança no sistema financeiro centrado nos EUA.
Homem passa por casa de câmbio decorada com diferentes notas em distrito comercial de Hong Kong. China, 10 de junho de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 05.03.2025
Panorama internacional
Análise: China não atua para fazer o yuan ultrapassar o dólar porque isso não interessa a Pequim
Desde meados de janeiro, o índice do dólar, que mede a moeda em relação a uma cesta de moedas homólogas, caiu 9,3%.

"Isso sugere que a liderança errática, os déficits fiscais crescentes e a rápida erosão dos laços diplomáticos estão deixando os investidores globais cautelosos quanto à exposição excessiva aos Estados Unidos", afirma a publicação.

Com a queda do dólar e o rendimento dos títulos do Tesouro de 10 anos subindo para 4,5%, a atratividade do dólar como moeda de reserva mundial cai, levando a um processo de rápida desdolarização da economia global, o que pode resultar em taxas de juros mais altas nos EUA e maior pressão para reduzir os déficits.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала