https://noticiabrasil.net.br/20250416/putin-industria-espacial-deve-ser-o-carro-chefe-do-desenvolvimento-nacional-da-russia-39202320.html
Putin: indústria espacial deve ser o carro-chefe do desenvolvimento nacional da Rússia
Putin: indústria espacial deve ser o carro-chefe do desenvolvimento nacional da Rússia
Sputnik Brasil
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, visitou nesta quarta-feira (16) a Universidade Técnica Estatal Bauman de Moscou, onde destacou a importância da... 16.04.2025, Sputnik Brasil
2025-04-16T15:22-0300
2025-04-16T15:22-0300
2025-04-16T20:19-0300
panorama internacional
rússia
vladimir putin
brics
roscosmos
agência espacial europeia (esa)
lua
exploração espacial
exploração do espaço
aeroespacial
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e9/04/10/39201897_0:0:3070:1728_1920x0_80_0_0_c8206b61f52db922009e546a507d3522.jpg
"É necessário desenvolver o potencial da indústria espacial nacional para torná-la um carro-chefe, uma das principais forças de sustentação do nosso desenvolvimento nacional, da atualização técnica da economia e da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos", disse o presidente russo.Segundo revelou Vladimir Putin, em março ocorreu uma reunião com o chefe da Roscosmos, empresa espacial estatal russa, Dmitry Bakanov, onde foi decidido lançar um novo projeto espacial.Além dos projetos de exploração espacial, que incluem a Lua e Marte, o presidente da Rússia ressaltou que a indústria aeroespacial é também responsável pelo progresso em outros setores, como os de drones, robótica, tecnologias quânticas e fotônicas, e microeletrônica, e médico e biomédico.Cooperação com o BRICSPutin ainda destacou as vantagens de cooperar com a Rússia no setor espacial. Com a China e o restante do BRICS estão sendo montados "planos interessantes e ambiciosos".A Rússia, apesar das sanções estadunidenses, continua cooperando com Washington no setor espacial. A Roscosmos e a NASA mantêm contatos regulares quanto a seus empreendimentos espaciais. "Não importa o que aconteça, tudo continua."Um dos exemplos de cooperação é a Estação Espacial Internacional (EEI).Do outro lado do Atlântico, com a Europa, a cooperação foi suspensa pelo lado da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês). Ainda assim, os equipamentos e tecnologias russas fornecidas aos países europeus continuam em funcionamento. "Apesar de terem suspendido a cooperação com Moscou."O presidente russo destacou ainda o histórico de cooperação espacial do país, que remonta à época da União Soviética.Por fim, Putin destacou que seu país continua aberto a cooperações no setor afirmando que as conquistas tecnológicas russas podem contribuir significativamente para programas internacionais."E estamos abertos a essa cooperação, prontos para implementar projetos conjuntos. Definitivamente, discutiremos os formatos de interação com nossos parceiros de outras potências espaciais."
https://noticiabrasil.net.br/20250314/cosmonauta-russo-participa-de-missao-da-nasa-e-da-spacex-para-resgatar-astronautas-presos-no-espaco-38836430.html
lua
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
2025
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
notícias
br_BR
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e9/04/10/39201897_210:0:2941:2048_1920x0_80_0_0_9c5b988f2d6d58e182f4e5fb057282a5.jpgSputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
rússia, vladimir putin, brics, roscosmos, agência espacial europeia (esa), lua, exploração espacial, exploração do espaço, aeroespacial, nasa, marte, eei, estação espacial internacional (eei), cooperação espacial, espaço
rússia, vladimir putin, brics, roscosmos, agência espacial europeia (esa), lua, exploração espacial, exploração do espaço, aeroespacial, nasa, marte, eei, estação espacial internacional (eei), cooperação espacial, espaço
Putin: indústria espacial deve ser o carro-chefe do desenvolvimento nacional da Rússia
15:22 16.04.2025 (atualizado: 20:19 16.04.2025) O presidente da Rússia, Vladimir Putin, visitou nesta quarta-feira (16) a Universidade Técnica Estatal Bauman de Moscou, onde destacou a importância da indústria aeroespacial no progresso do país e anunciou que um novo projeto para o desenvolvimento do setor está prestes a ser aprovado.
"É necessário desenvolver o potencial da indústria espacial nacional para torná-la um carro-chefe, uma das principais forças de sustentação do nosso desenvolvimento nacional, da atualização técnica da economia e da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos", disse o presidente russo.
Segundo revelou Vladimir Putin, em março ocorreu uma reunião com o chefe da Roscosmos, empresa espacial estatal russa, Dmitry Bakanov, onde foi decidido lançar um novo projeto espacial.
"Estamos cientes de que qualquer projeto espacial é sempre complexo e exige investimentos financeiros significativos. Mas eles são vitais para a Rússia como um país grande e soberano, se quisermos permanecer assim e continuar a nos desenvolver como tal."
Além dos projetos de exploração espacial, que incluem a Lua e Marte, o presidente da Rússia ressaltou que a indústria aeroespacial
é também responsável pelo progresso em outros setores, como os de
drones, robótica, tecnologias quânticas e fotônicas, e microeletrônica, e médico e biomédico.
Putin ainda destacou as vantagens de cooperar com a Rússia no setor espacial.
Com a China e o restante do BRICS estão sendo montados
"planos interessantes e ambiciosos".
"Temos grandes planos com a República Popular da China, planos interessantes e ambiciosos. Em geral, com os países do BRICS como um todo — com a Índia, com a África do Sul, com o Brasil. Essa cooperação não para e não pode parar."
A Rússia, apesar das sanções estadunidenses, continua cooperando com Washington no setor espacial. A Roscosmos e a NASA mantêm contatos regulares quanto a seus empreendimentos espaciais. "Não importa o que aconteça, tudo continua."
Um dos exemplos de cooperação é a
Estação Espacial Internacional (EEI).
Do outro lado do Atlântico, com a Europa, a cooperação foi suspensa pelo lado da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês). Ainda assim, os equipamentos e tecnologias russas fornecidas aos países europeus continuam em funcionamento. "Apesar de terem suspendido a cooperação com Moscou."
O presidente russo destacou ainda o histórico de cooperação espacial do país, que remonta à época da União Soviética.
"Vocês provavelmente entendem até melhor do que eu a importância da cooperação em uma área tão complexa como o espaço. Tudo é rico em ideias e tecnologias modernas a cada milímetro."
Por fim, Putin destacou que seu país continua aberto a cooperações no setor afirmando que as conquistas tecnológicas russas podem contribuir significativamente para programas internacionais.
"E estamos abertos a essa cooperação, prontos para implementar projetos conjuntos. Definitivamente, discutiremos os formatos de interação com nossos parceiros de outras potências espaciais."
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.
Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).