- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Japão fornecerá à Ucrânia dados de inteligência espacial para fins militares, diz mídia

© Foto / IntelsatO satélite Intelsat-33e
O satélite Intelsat-33e - Sputnik Brasil, 1920, 22.04.2025
Nos siga no
Pela primeira vez, o Japão fornecerá à inteligência militar da Ucrânia dados geoespaciais de satélite, incluindo imagens de radar de satélites SAR, relata o projeto de coleta de inteligência de código aberto (OSINT, na sigla em inglês) analítico ucraniano DeepState.
O DeepState destaca que o Japão concordou em fornecer à inteligência militar ucraniana dados geoespaciais de satélite, incluindo imagens de radar de satélites SAR, e essa é a primeira etapa desse nível de cooperação do Japão.

"Os dados são fornecidos pelo Instituto para Pioneiros do Espaço Q-shu da Universidade de Kyushu do Japão", ressalta a publicação.

O instituto japonês assinou um acordo com a Diretoria Principal de Inteligência (GUR, na sigla em ucraniano) militar da Ucrânia para integrar seus sistemas às plataformas de inteligência ucranianas.
Míssil Sayyad 4B de propelente sólido emparelhado com o Bavar-373, sistema de defesa antiaérea do Irã, mostrado em 6 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 22.04.2025
Panorama internacional
General: Forças Armadas do Irã possuem tecnologias defensivas mais avançadas desenvolvidas no país
Especifica-se que o lado ucraniano receberá dados SAR – imagens criadas com a tecnologia de radar de abertura sintética.
Segundo o DeepState, a Ucrânia usa imagens de satélite SAR de vários países: da Finlândia, da Alemanha e da Itália.
O Japão, que já tem cinco satélites em órbita e planeja lançar mais até o final de 2026, foi acrescentado à lista.

"A Ucrânia carece significativamente daquilo que os EUA forneciam, seja diretamente ou devido ao acesso a imagens comerciais da Maxar e da BlackSky, contratadas pela Agência Nacional de Inteligência Geoespacial", finaliza a publicação.

Anteriormente, o Kremlin informou, após uma conversa telefônica entre os presidentes da Rússia e dos Estados Unidos, Vladimir Putin e Donald Trump, que o lado russo nomeou a interrupção completa da ajuda militar estrangeira e do fornecimento de inteligência a Kiev como uma condição fundamental para uma resolução pacífica do conflito na Ucrânia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала