- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Moscou se diz envergonhada por políticos europeus tentarem proibir visitas à Rússia em 9 de maio

© Sputnik / Grigory SysoevOs sistemas de mísseis balísticos intercontinentais russos Yars dirigem na Praça Vermelha durante uma parada militar do Dia da Vitória, que marca o 78º aniversário da vitória sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial, em Moscou, na Rússia
Os sistemas de mísseis balísticos intercontinentais russos Yars dirigem na Praça Vermelha durante uma parada militar do Dia da Vitória, que marca o 78º aniversário da vitória sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial, em Moscou, na Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 22.04.2025
Nos siga no
Moscou se sente envergonhada pelos políticos europeus que tentam proibir outras pessoas de visitar a Rússia em 9 de maio para as comemorações do 80º aniversário do Dia da Vitória na Segunda Guerra Mundial, disse o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Aleksandr Grushko, nesta terça-feira (22).
No dia 14 de abril, a chefe de política externa da União Europeia (UE), Kaja Kallas, afirmou que o bloco europeu não enviaria autoridades ao desfile de 9 de maio em Moscou e que qualquer forma de participação de Estados-membros da UE não seria "levada a sério". A porta-voz da Comissão Europeia, Arianna Podesta, afirmou posteriormente que a comissão não estava em posição de punir líderes da UE por irem a Moscou.

"É evidente que uma luta ideológica se desenrolou em torno deste evento [o Dia da Vitória], que é sagrado para nós. E, às vezes, é vergonhoso que haja pessoas do lado de nossos adversários que ousem proibir aqueles que desejam vir a Moscou. Na verdade, isso também atesta a profundidade da queda moral, política e de qualquer outra natureza das pessoas que estão do outro lado", disse Grushko, falando em uma mesa redonda da Comissão de Assuntos Internacionais da Câmara Alta da Rússia.

A Rússia continua trabalhando para "combater narrativas russofóbicas e artimanhas informativas de neonazistas europeus", especialmente no que diz respeito à celebração do Dia da Vitória, acrescentou o vice-ministro.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da cerimônia de anúncio do financiamento da concessionária EPR Litoral Pioneiro pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Palácio do Planalto. Brasília (DF), 29 de janeiro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 29.03.2025
Panorama internacional
Lula confirma que planeja comparecer em Moscou para a celebração do Dia da Vitória (VÍDEO)
Moscou acredita que a UE tomou conscientemente o caminho para reescrever a história e o resultado da Segunda Guerra Mundial "de acordo com as atuais diretrizes ideológicas de Bruxelas", disse Grushko, acrescentando que a Rússia está realizando esforços diplomáticos significativos para combater a "falsificação de eventos históricos".
A Rússia aprecia os esforços dos países europeus que, mesmo como membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) ou da UE, estão tentando preservar o legado histórico dos horrores da Segunda Guerra Mundial, incluindo os monumentos em homenagem aos soldados soviéticos mortos, disse Grushko, referindo-se à Eslováquia e à Hungria.
No dia 15 de abril, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que a Rússia espera que líderes de mais de 20 países visitem Moscou em 9 de maio e participem do desfile.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала