- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: economia global já sofre os efeitos da política de tarifas de Donald Trump

© AP Photo / Lee Jin-manUm operador de câmbio se prepara para trabalhar perto das telas que mostram o Índice Composto de Preços de Ações da Coreia (KOSPI) e a taxa de câmbio entre o dólar americano e o won sul-coreano em uma sala de negociação de câmbio em Seul, Coreia do Sul, 10 de abril de 2025
Um operador de câmbio se prepara para trabalhar perto das telas que mostram o Índice Composto de Preços de Ações da Coreia (KOSPI) e a taxa de câmbio entre o dólar americano e o won sul-coreano em uma sala de negociação de câmbio em Seul, Coreia do Sul, 10 de abril de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 05.05.2025
Nos siga no
As tarifas do presidente dos EUA, Donald Trump, estão obstruindo as engrenagens da economia mundial que, durante décadas, tentou manter fatores como a previsibilidade e um comércio livre para beneficiar a todos seus participantes visando uma certa igualdade e condições.
As tarifas impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, começaram a afetar seriamente a economia global, que por décadas se baseou em um comércio relativamente livre e previsível. De acordo com a Reuters, a escalada tarifáriagerou incertezas que impactaram diretamente empresas multinacionais e as projeções de crescimento das principais economias do mundo.
Na semana passada, diversas empresas ao redor do globo revisaram para baixo suas metas de vendas e alertaram sobre possíveis cortes de empregos. A instabilidade causada pelas tarifas levou muitas delas a repensar seus planos de negócios, enquanto instituições financeiras e governos ajustaram suas expectativas econômicas diante de dados cada vez mais desanimadores.
Ainda segundo a apuração, apesar das apostas do mercado de que EUA e China poderiam recuar de uma guerra comercial total, a falta de clareza sobre os rumos da política tarifária norte-americana se tornou um obstáculo significativo, enquanto economistas apontam que o impacto imediato dessas tarifas é um choque negativo para a economia global.
As tarifas norte-americanas, que variam de 10% a até 145% em alguns setores, como aço, alumínio e automóveis, estão longe de serem revertidas. A China respondeu com tarifas próprias, e os EUA indicaram que estão negociando com países como Índia, Coreia do Sul e Japão para evitar novas medidas protecionistas.
Um técnico de montagem de veículos trabalha em um Ford Expedition 2025 na fábrica de caminhões da Ford Motor Company em Louisville, Kentucky, 30 de abril de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 05.05.2025
Panorama internacional
Tarifas sobre autopeças podem aumentar o custo de veículos novos e usados nos EUA, diz mídia
Empresas como Electrolux, Volvo Cars, Logitech e Diageo já abandonaram suas metas de desempenho devido à incerteza comercial. A remoção do benefício fiscal para pacotes de e-commerce de baixo valor vindos da China também prejudicou fortemente pequenos negócios.
Cindy Allen, CEO da Trade Force Multiplier, falando à mídia, destacou que o salto de tarifas de 0% para 145% é insustentável tanto para empresas quanto para consumidores. Muitas pequenas e médias empresas estão optando por sair do mercado devido à inviabilidade econômica imposta pelas novas regras.
O cenário mostra que, além dos impactos diretos sobre o comércio, as tarifas estão corroendo a confiança empresarial e dificultando o planejamento de longo prazo. A guerra comercial, mesmo sem se tornar total, já está reconfigurando o ambiente econômico global de forma profunda.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала