- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

UFMG dá início à Olimpíada Internacional de Química e reforça cooperação entre países do BRICS

© Sputnik / Guilherme CorreiaCerimônia marca início da 59ª Olimpíada Internacional de Química Mendeleev, sediada em Minas Gerais
Cerimônia marca início da 59ª Olimpíada Internacional de Química Mendeleev, sediada em Minas Gerais - Sputnik Brasil, 1920, 06.05.2025
Nos siga no
Especiais
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é sede da Olimpíada Internacional de Química em 2025 — primeira vez que o evento será realizado na América Latina.
Esta terça-feira (6) foi marcada pela cerimônia de abertura, no Parque do Palácio, em Belo Horizonte, de um evento importante para a ciência brasileira e para a parceria entre países do BRICS, especialmente Brasil e Rússia.
A reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, destacou à Sputnik Brasil a importância da iniciativa para a universidade e o país.
"É uma honra enorme poder receber este evento, não só por causa das nossas parcerias com as instituições russas, que já vêm de longa data e se expandiu muito no último ano através das missões que realizamos, mas também pelo fato de ser a primeira vez que esse evento é realizado na América Latina."
Ela também enfatizou o papel de destaque da instituição na área. "Então nós temos um Departamento de Química que é muito robusto, que é dos melhores do país. Poder receber essa Olimpíada aqui e fazer essa ligação entre a pesquisa que nós fazemos na academia e ter essa relação, essa proximidade com a educação básica de vários países, também é muito importante."
"É por isso que a colaboração entre diferentes países, especialmente países grandes, com sistemas educacionais muito desenvolvidos, como Rússia e Brasil, é extremamente importante."
Além do prestígio de sediar a competição, a reitora vê o evento como oportunidade para expandir colaborações científicas: "A gente espera que esse evento seja apenas um dos marcos entre as atividades que nós vamos desenvolver na área da química. […] a gente espera poder desenvolver pesquisas conjuntas, intercâmbio de estudantes, intercâmbio de professores, e que a gente possa expandir também essa cooperação."
"Como eu disse, a ciência é prioridade para o nosso país, nós sabemos da importância da ciência para o nosso país. Desenvolvimento social e econômico dos nossos países e as instituições custas também compartilham desse entendimento da importância da ciência. Nós temos muito campo para cooperar conjuntamente."
Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, durante primeiro painel do 17ª encontro de chanceleres do BRICS, em 28 de abril de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 28.04.2025
Notícias do Brasil
'Nosso papel como grupo é mais vital do que nunca', diz Mauro Vieira em reunião do BRICS
A parceria entre Brasil e Rússia também foi ressaltada pelo professor russo Stepan Nikolaevitch Kalmykov, diretor científico da Faculdade de Química da Universidade Estatal de Moscou e vice-presidente da Academia de Ciências da Rússia.
"Há muitos tópicos que unem o Brasil e a Rússia. A química é um dos mais importantes porque a química nos cerca. É, por exemplo, uma nova medicina, são novos materiais que usamos, que manuseamos em nossas casas, é uma energia que precisamos em todos os lugares, é ecologia, é tudo o que nos cerca em nossa vida em comum."
"É por isso que a colaboração entre diferentes países, especialmente países grandes, com sistemas educacionais muito desenvolvidos, como Rússia e Brasil, é extremamente importante."
Neste primeiro dia, houve apresentações de samba, capoeira e da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil — destaques que levaram as centenas de estudantes da competição a se encantarem com as exibições.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала