- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Exército israelense planeja fortalecer o controle operacional em Gaza e dividir o enclave

© AP Photo / Ariel SchalitSoldados israelenses observam prédios destruídos no sul do Líbano, vistos do norte de Israel, 26 de janeiro de 2025
Soldados israelenses observam prédios destruídos no sul do Líbano, vistos do norte de Israel, 26 de janeiro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 19.05.2025
Nos siga no
As Forças de Defesa de Israel (FDI) planejam fortalecer o controle operacional no enclave palestino, dividi-lo em partes e transferir a população para áreas seguras como parte de uma nova operação em larga escala na Faixa de Gaza, disse o porta-voz das FDI, brigadeiro-general Effie Defrin, no domingo (18).

"Estamos entrando em uma nova fase de operações de combate. Durante a operação, expandiremos e aprofundaremos nossa presença operacional na Faixa de Gaza, dividiremos a Faixa em partes e transferiremos a população para áreas seguras — onde quer que operemos", disse Defrin durante briefing.

O porta-voz observou que uma mobilização em larga escala de reservistas havia sido realizada antes da operação e que cinco divisões estavam atualmente operando na Faixa.

"Estamos avançando e a única coisa que pode nos impedir é o retorno dos reféns para casa", enfatizou Defrin.

Segundo o porta-voz do Exército israelense, a diferença entre esta operação e as anteriores será a manutenção de territórios, o que impedirá que militantes do movimento palestino Hamas retornem a locais onde poderiam ter retornado anteriormente.
No início de domingo, as FDI anunciaram o início de operações terrestres em larga escala na Faixa de Gaza, como parte da Operação Carruagens de Gideão, para finalmente derrotar o Hamas.
Médicos palestinos tratam um ferido usando tochas após ficarem sem energia no hospital indonésio em Beit Lahiya durante o bombardeio em andamento no norte da Faixa de Gaza, em 19 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 19.05.2025
Panorama internacional
Israel começa a demolir Hospital Indonésio, último do norte da Faixa de Gaza, relata mídia
No início de maio, diante de um impasse nas negociações sobre a Faixa de Gaza, as autoridades israelenses anunciaram uma expansão significativa da operação militar no enclave, a fim de aumentar a pressão sobre o Hamas. A operação, batizada de Carruagens de Gideão, envolve a captura e a manutenção de novos territórios, o deslocamento em massa de moradores de Gaza do norte para o sul e o aumento dos ataques a alvos militantes.
A escalada das hostilidades ocorre paralelamente às negociações no Catar, por meio de mediadores, onde ainda se tenta chegar a um acordo para uma trégua e a libertação dos reféns israelenses. O lado israelense insiste em aceitar o chamado plano do enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, que implica a libertação de certo número de reféns em troca de uma extensão do cessar-fogo.
O governo israelense também afirma regularmente que a guerra não terminará sem a libertação de todos os reféns, a derrota completa do Hamas e a criação de uma realidade na qual a Faixa de Gaza não represente mais uma ameaça ao Estado judeu. O Hamas, por sua vez, não está interessado em um acordo temporário, mas em garantias do fim completo da guerra e da retirada das tropas israelenses do enclave palestino.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала