- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

UE suspenderá acordo de livre comércio com a Ucrânia a partir de junho, diz autoridade polonesa

© AP Photo / Andrew KravchenkoUm caminhão descarrega grãos no porto de grãos em Izmail, Ucrânia, 26 de abril de 2023.
Um caminhão descarrega grãos no porto de grãos em Izmail, Ucrânia, 26 de abril de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 21.05.2025
Nos siga no
A União Europeia (UE) encerrará as importações isentas de impostos de produtos agrícolas da Ucrânia para o bloco no início de junho, disse o vice-primeiro-ministro polonês e ministro da Defesa, Wladyslaw Kosiniak-Kamysz.
Em 7 de maio, o porta-voz da Comissão Europeia, Olof Gill, afirmou que a comissão não estenderia a isenção de impostos sobre a importação de produtos da Ucrânia para a UE após 5 de junho e que estava explorando outras oportunidades de apoio.
Na semana passada, o jornal Financial Times noticiou, citando fontes diplomáticas, que o bloco se preparava para aumentar substancialmente as tarifas sobre a importação de diversos produtos agrícolas da Ucrânia dentro de algumas semanas.

"Caros agricultores, gostaria de garantir que, em 6 de junho, retornaremos aos princípios que existiam antes do conflito na Ucrânia, aos princípios em que limites e cotas serão definidos, aos princípios em que tudo deverá ser sujeito a negociações", disse Kosiniak-Kamysz, segundo a mídia polonesa, acrescentando que a decisão será tomada a nível da UE.

Um caminhão de carga descarrega grãos em um celeiro na vila de Zgurovka, Ucrânia, 9 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 23.06.2024
Panorama internacional
Adesão da Ucrânia à UE vai causar dificuldades à agricultura do bloco, diz MRE da Polônia
Em 2022, a União Europeia iniciou uma política de isenção de impostos sobre a importação de produtos da Ucrânia, o que levou a uma redução nos preços dos produtos nacionais.
No final de março de 2023, a pedido de cinco países da UE que fazem fronteira com a Ucrânia, a saber, Bulgária, Hungria, Polônia, Romênia e Eslováquia, a Comissão Europeia adotou medidas restritivas temporárias sobre a importação de certos produtos agrícolas da Ucrânia.
Já em setembro de 2023, a Comissão Europeia decidiu não prorrogar a proibição. Após a decisão da comissão, Eslováquia, Hungria e Polônia anunciaram que estenderiam a proibição unilateralmente. A Hungria, especialmente, estendeu o veto a nível nacional.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала