- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Trump pode acabar com unidade da OTAN na próxima cúpula da aliança, aponta jornal

© AP Photo / Darko VojinovicUm homem segura uma faixa contra a UE e a OTAN durante um protesto em frente ao antigo quartel-general do Exército sérvio, destruído durante o bombardeio da OTAN há 26 anos
Um homem segura uma faixa contra a UE e a OTAN durante um protesto em frente ao antigo quartel-general do Exército sérvio, destruído durante o bombardeio da OTAN há 26 anos  - Sputnik Brasil, 1920, 28.05.2025
Nos siga no
Os aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) dos EUA estão pessimistas em relação à próxima cúpula, pois ela pode ser a última da aliança, afirma o jornal estadunidense The Hill.
O jornal destaca que o desânimo não se deve apenas às ameaças do presidente dos EUA, Donald Trump, de tomar a Groenlândia da Dinamarca à força, se necessário, ou de fazer do Canadá o 51º estado dos Estados Unidos.
Segundo o artigo, essas declarações foram, sem dúvida, profundamente ofensivas para os dois aliados da OTAN.

"No fundo, a profunda inquietação que se abateu sobre as capitais europeias tem a ver com o fato de terem sido deixadas sem liderança em um momento de vulnerabilidade", ressalta a publicação.

O presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, durante uma coletiva de imprensa conjunta com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, no Union Buildings em Pretória, África do Sul, 24 de abril de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 28.05.2025
Operação militar especial russa
Derrota total de Kiev é inevitável se Moscou e Washington não negociarem diretamente, diz analista
O jornal acrescenta que Washington tem questionado constantemente o futuro da aliança, na qual toda a política externa ocidental tem se apoiado por muitas décadas.
Neste contexto, continua o artigo, os aliados mais próximos dos Estados Unidos têm uma série de perguntas e a administração Trump está fornecendo poucas respostas.

"O que os aliados da OTAN mais temem na próxima cúpula é que o presidente Trump, em um ataque de raiva feito para a televisão, semelhante à humilhação [do atual líder ucraniano, Vladimir] Zelensky, no Salão Oval, possa derrubar o tabuleiro de xadrez geoestratégico e ir embora", finaliza a publicação.

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала