- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Apesar das esperanças de políticos ucranianos, F-16 estadunidense não mudou nada no front, diz mídia

© AP Photo / Sargento da equipe Heather Ley / Força Aérea dos EUA / HandoutCaça F-16 Fighting Falcon do 510º Esquadrão de Caças decola durante o exercício Red Flag 24-1, na base aérea de Nellis. Nevada, EUA, 25 de janeiro de 2024
Caça F-16 Fighting Falcon do 510º Esquadrão de Caças decola durante o exercício Red Flag 24-1, na base aérea de Nellis. Nevada, EUA, 25 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 29.05.2025
Nos siga no
Os caças F-16 dos EUA transferidos para a Ucrânia não afetaram o curso do conflito russo-ucraniano, relata a revista norte-americana The National Interest.
A revista destaca que, embora as autoridades ucranianas esperassem que um contingente de caças F-16 Fighting Falcon desse às suas forças uma vantagem aérea sobre a Rússia, esses jatos estão sendo utilizados principalmente em funções defensivas.
Em vez de usar seus F-16s para atacar alvos dentro do território russo, continua o artigo, esses caças têm tido sucesso principalmente em derrubar mísseis de cruzeiro e drones russos.

"De fato, as poucas operações ofensivas relatadas realizadas com a frota de Fighting Falcon da Ucrânia não tiveram o desempenho esperado", ressalta a publicação.

Treinamento de tropas de assalto e de operadores de drones do agrupamento de tropas Zapad (Oeste) na direção de Krasny Liman - Sputnik Brasil, 1920, 29.05.2025
Operação militar especial russa
O que significa a zona tampão russa na Ucrânia? Especialista explica
A revista lembra que quando o Fighting Falcon foi introduzido em serviço pela primeira vez durante a Guerra Fria, ele era considerado incomparável nos céus.
No entanto, finaliza a publicação, apesar das caraterísticas do caça, ele não conseguiu mudar nenhuma coisa no contexto do conflito ucraniano.
Anteriormente, a mídia ocidental relatou que os Estados Unidos estão fornecendo à Ucrânia caças F-16 inoperantes armazenados em um depósito de aeronaves como fonte de peças de reposição para aeronaves usadas pelas forças ucranianas.
Mais cedo, o Estado-Maior do Exército ucraniano admitiu a perda do primeiro caça F-16 entregue à Ucrânia, e uma comissão especial está investigando os motivos do acidente. A mídia estadunidense, por sua vez, informou que o F-16 caiu devido a um erro do piloto.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала