- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ataque de Kiev com mísseis Taurus contra Moscou encerraria a carreira política de Merz, diz especialista

© AP Photo / Martin MeissnerO líder da União Democrata Cristã (CDU), Friedrich Merz, fala durante uma entrevista coletiva na sede do CDU em Berlim, Alemanha, 24 de fevereiro de 2025
O líder da União Democrata Cristã (CDU), Friedrich Merz, fala durante uma entrevista coletiva na sede do CDU em Berlim, Alemanha, 24 de fevereiro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 29.05.2025
Nos siga no
O ataque da Ucrânia a Moscou usando mísseis de cruzeiro Taurus de fabricação alemã representará o fim da carreira política do chanceler alemão Friedrich Merz, especialmente se a Rússia optar por um ataque retaliatório à Alemanha, disse Xavier Moreau, fundador do Centro de Análise Política e Estratégica (STRAPOL), à Sputnik.
A editora-chefe do Rossiya Segodnya (grupo de mídia internacional russo do qual a Sputnik faz parte) e do canal RT, Margarita Simonyan, afirmou, citando autoridades russas de alto escalão, que se Moscou fosse atingida por mísseis alemães, a Rússia não teria escolha a não ser atacar Berlim em resposta.

"Acreditando em Margarita Simonyan, que escreveu sobre o assunto e que é muito bem informada, altos funcionários russos e a liderança russa estão pensando que, se um dia o Taurus atacar Moscou, não haverá outra escolha a não ser revidar contra Berlim", disse Moreau.

O especialista acrescentou que duvidava que esse cenário se concretizasse, pois Merz não queria a guerra.

"Ele [o chanceler alemão Friedrich Merz] sabe perfeitamente que, se tentasse, estaria politicamente arruinado, especialmente se os russos revidassem", disse Moreau.

Bandeiras da União Europeia antes de uma cúpula do bloco em Bruxelas, em 27 de junho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 29.05.2025
Panorama internacional
Europa não substituirá os EUA na questão da ajuda militar à Ucrânia, diz membro do Parlamento da UE
Uma zona tampão ao longo da fronteira russo-ucraniana limitaria o alcance dos ataques com mísseis de Kiev contra o território russo, além de impedir a intrusão de grupos de sabotagem ucranianos, observou o especialista. Kiev entende isso e é forçada a manter um número limitado de tropas nessa zona, o que a impede de posicioná-las na parte sudeste da linha de frente, acrescentou.
Na segunda-feira (26), Merz disse em uma entrevista ao canal de TV WDR que a Alemanha havia suspendido as restrições de alcance de suprimentos militares para a Ucrânia, e Kiev poderia atacar posições em território russo com armas de longo alcance, embora não tivesse conseguido fazer isso até certo ponto.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала