- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Trump: bloqueio de tarifas pelos tribunais será 'a ruína para os EUA'

© AP Photo / Alex BrandonDonald Trump fala no Air Force One no Aeroporto Internacional de Abu Dhabi antes de decolar. Emirados Árabes Unidos, 16 de maio de 2025.
Donald Trump fala no Air Force One no Aeroporto Internacional de Abu Dhabi antes de decolar. Emirados Árabes Unidos, 16 de maio de 2025. - Sputnik Brasil, 1920, 01.06.2025
Nos siga no
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (1º) que, se os tribunais norte-americanos derrubarem sua política de tarifas recíprocas para dezenas de países ao redor do mundo, a decisão será fatal para a nação americana.
“[Decidir contra as tarifas] permitiria que outros países sequestrassem nossa nação com suas tarifas antiamericanas, que usariam contra nós. Isso significaria a ruína econômica dos Estados Unidos!”, escreveu o republicano em sua conta na Truth Social.
Recentemente, um tribunal federal em Nova York bloqueou as tarifas impostas pelo presidente a quase todos os países do mundo, alegando que ele "abusou de sua autoridade" e "excedeu seus poderes legais".

No entanto, em 29 de maio, outro tribunal federal concedeu à administração Trump uma suspensão da ordem que havia bloqueado as tarifas.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anuncia tarifas comerciais para o mundo durante evento na Casa Branca, em Washington, 2 de abril de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 16.05.2025
Panorama internacional
Economista americano: EUA ficam 'para trás', dando costas para tecnologias verdes e impondo tarifas
Na véspera, o Tribunal de Comércio Internacional determinou que o presidente Trump excedeu os poderes previstos na Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional, por meio da qual impôs tarifas recíprocas em escala global.
Essa medida abrange as tarifas impostas à China, que atualmente são de 30%, assim como aquelas aplicadas a produtos provenientes do México e do Canadá que não estão incluídos no T-MEC (Tratado entre México, Estados Unidos e Canadá).
No começo de abril, Trump anunciou a introdução de tarifas sobre importações de outros países. A taxa básica foi fixada em 10%, com taxas mais altas aplicadas a 57 países com base em seu déficit comercial. Para mercadorias originárias da União Europeia, o percentual foi fixado inicialmente em 20%.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала