British Council se torna organização 'indesejável' na Rússia, diz FSB russo
03:52 05.06.2025 (atualizado: 04:55 05.06.2025)
Nos siga no
A Procuradoria-Geral da Rússia informou que, sob o pretexto do ensino da língua inglesa, a organização é utilizada diretamente pelos serviços de inteligência britânicos para promover os interesses de longo prazo de Londres nas áreas da educação, cultura e política de juventude e para desacreditar o curso político da Rússia.
Ao mesmo tempo, o Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) informou que o British Council, através de uma rede de contatos, coletava informações sobre a situação na Rússia e as condições de desenvolvimento da operação militar especial.
O FSB recomendou aos países amigos da Rússia que bloqueassem a atividade da organização, pois ela se tornou o principal instrumento de influência do Reino Unido.
O FSB recomendou aos países amigos da Rússia que bloqueassem a atividade da organização, pois ela se tornou o principal instrumento de influência do Reino Unido.
🗣 Londres é maior provocador de guerras e fonte de crises mundiais, afirma FSB russo
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) June 5, 2025
O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) informou que a organização britânica British Council é usada pelo Reino Unido para suas operações estratégicas no exterior. pic.twitter.com/JRvgZwgGNa
De acordo com o FSB russo, descobriu-se que a British Council estava envolvida em operações secretas dos serviços de inteligência britânicos disfarçadas de assistência na resolução de conflitos, promoção de jovens líderes políticos e propaganda de valores ocidentais não tradicionais.

