- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

PSDB se une ao Podemos em meio a debandada e crise interna

Nos siga no
O PSDB aprovou nesta quinta-feira (5) a fusão com o Podemos durante convenção nacional da legenda. A decisão teve apoio de 201 votos, com apenas dois contrários e duas abstenções.
O movimento acontece num momento em que o partido enfrenta forte desgaste, com bancadas reduzidas, saída de governadores e risco de não alcançar a cláusula de barreira nas próximas eleições.
Os dois últimos nomes a abandonar o partido foram os governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e de Pernambuco, Raquel Lyra. Ambos se filiaram ao PSD
Apesar de tratarem como fusão, tucanos falam em incorporar o Podemos. A definição sobre o nome da nova legenda e quem vai comandá-la ainda está em aberto. O Podemos também precisa aprovar a união internamente, mas não deve apresentar resistência. O presidente do PSDB, Marconi Perillo, afirmou que esse é apenas o primeiro passo e que o processo será conduzido com diálogo e cautela.
Se for concretizada e aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a nova sigla terá cerca de R$ 90 milhões de fundo partidário em 2025, 28 deputados federais e 7 senadores.
Ainda assim, manterá apenas um governador em seus quadros, Eduardo Riedel (PSDB), que já ameaça deixar a sigla. Tucanos ainda cogitam formar uma superfederação com outras legendas como MDB, Republicanos e Solidariedade.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала