- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Pentágono: EUA vão reforçar presença militar no Indo-Pacífico e rever implantação de tropas no mundo

© AP Photo / J. Scott ApplewhitePete Hegseth foi confirmado pelo Senado norte-americano como novo secretário de Defesa dos EUA
Pete Hegseth foi confirmado pelo Senado norte-americano como novo secretário de Defesa dos EUA - Sputnik Brasil, 1920, 05.06.2025
Nos siga no
O chefe do Pentágono, Pete Hegseth, afirmou que os EUA pretendem rever a implantação de suas forças em todo o mundo, querendo "restabelecer a dissuasão" na região do Indo-Pacífico.
"Para os EUA, a única opção responsável seria uma revisão constante do destacamento de forças. Foi exatamente o que tínhamos feito. Nossa estratégia de defesa define claramente que pretendemos proteger nossa fronteira sul e fechá-la, [...] garantir que nos movamos adequadamente para a região do Indo-Pacífico e restaurar a dissuasão lá e aumentar a partilha de fardo em todo o mundo, a América não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo, e nós nem devemos, [...] também seria razoável para nós rever o destacamento das forças em tempo real", disse Hegseth após a reunião dos ministros da Defesa da OTAN.
Navios de guerra dos EUA - Sputnik Brasil, 1920, 01.06.2025
Panorama internacional
China: EUA estão transformando Ásia-Pacífico em um 'barril de pólvora'
Vale destacar que, no sábado (31), Hegseth disse na conferência de segurança Shangri-La Dialogue, em Cingapura, que a China estava "credivelmente se preparando para usar potencialmente força militar para alterar o equilíbrio de poder no Indo-Pacífico".

Por sua vez, o governo da China acusou Hegseth de tentar "semear divisão" na região da Ásia-Pacífico por causa do seu discurso na referida conferência de defesa em Cingapura, onde ele alertou que a China era uma ameaça potencialmente "iminente".

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала