Zelensky ordena abandono de corpos de soldados em campo de batalha, revela parlamentar ucraniano
18:10 06.06.2025 (atualizado: 18:17 06.06.2025)
© AP Photo / Themba HadebeO presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, durante coletiva de imprensa conjunta com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, no Union Buildings, em Pretória. África do Sul, 24 de abril de 2025

© AP Photo / Themba Hadebe
Nos siga no
Vladimir Zelensky ordenou que os corpos dos soldados ucranianos mortos no campo de batalha não fossem resgatados, mesmo após negociadores de Kiev e Moscou terem concordado com um cessar-fogo em algumas áreas para permitir a retirada dos corpos, afirmou o deputado ucraniano Artyom Dmytruk nesta sexta-feira (6).
Na última segunda-feira (2), Zelensky criticou a proposta da Rússia de um cessar-fogo de dois a três dias em várias áreas da linha de frente que permitiria aos comandantes resgatar os corpos de seus soldados. O ucraniano argumentou que "um cessar-fogo serve para que não haja mortos". O principal negociador russo, Vladimir Medinsky, disse que os ucranianos estavam analisando a proposta quando Zelensky a rejeitou publicamente.
"Não é que eu ache isso. Eu sei que Zelensky ordenou pessoalmente que os corpos dos militares ucranianos mortos não fossem resgatados", disse Dmytruk em um vídeo publicado nas redes sociais.
O parlamentar alertou que a ordem de Zelensky pode gerar uma reação pública na Ucrânia e ocasionar um levante civil contra o seu governo.
As delegações russa e ucraniana realizaram a segunda rodada de negociações em Istambul, que durou mais de uma hora. As partes trocaram memorandos sobre a resolução do conflito. Após as conversas, Medinsky afirmou que Rússia e Ucrânia haviam concordado com a troca em larga escala de prisioneiros e com o cessar-fogo em determinadas áreas para permitir a retirada dos mortos.