- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Lula convidará Trump para a COP30 e diz que acordo Mercosul-UE responderia ao unilateralismo dos EUA

© flickr.com / Ricardo Stuckert / Presidência da RepúblicaLula durante entrevista coletiva à imprensa em Paris. França, 7 de junho de 2025
Lula durante entrevista coletiva à imprensa em Paris. França, 7 de junho de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 07.06.2025
Nos siga no
Em coletiva, presidente diz que a participação dos EUA na conferência é importante por se tratar de um país que polui muito o meio ambiente, e acrescenta que o pacto entre Mercosul e UE seria uma resposta de multilateralismo ao país norte-americano.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado (7) que vai ligar pessoalmente para o presidente dos EUA, Donald Trump, para convidá-lo para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), marcada para novembro, em Belém.

"Vamos fazer um encontro separado de chefes de Estado de dois dias antes para aprofundar o debate. Se até perto [do evento] o Trump não confirmar que vem, eu, pessoalmente, vou ligar para ele e falar 'Ô, cara, Trump, a COP é aqui no Brasil, vamos discutir esse negócio'", disse o presidente em coletiva de imprensa em Paris.

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (E), e o presidente francês Emmanuel Macron participam de uma coletiva de imprensa no Palácio do Eliseu, em Paris, 5 de junho de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 05.06.2025
Notícias do Brasil
Lula provoca Macron sobre Mercosul: 'Não deixarei a presidência do bloco sem concluir o acordo com UE'
Ele destacou a importância de incluir os EUA na conferência, enfatizando se tratar de um país muito rico, mas que já poluiu muito o meio ambiente. "E ainda polui. Então, como é que não vai participar?", questionou o presidente.
Lula está em visita oficial à França, onde desembarcou na última quarta-feira (4), para estreitar relações comerciais e políticas. Ele é recebido pelo presidente francês, Emmanuel Macron, com quem teve uma coletiva conjunta na quinta-feira (5), na qual pediu para que o líder francês "abra seu coração" para a possibilidade de concluir o acordo entre Mercosul e União Europeia, que tem na resistência da França o principal obstáculo para sair do papel.
Neste sábado, Lula tornou a defender o acordo, afirmando em coletiva que o pacto pode ser uma resposta "ao unilateralismo de Trump".
"Seria o acordo mais excepcional já feito neste começo de século, e seria uma resposta de multilateralismo a Trump", afirmou o presidente.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала