- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Haddad se reúne com Motta e Alcolumbre para discutir alternativas ao aumento do IOF

© Foto / Lula Marques / Agência BrasilFernando Haddad durante coletiva após reunião com Hugo Motta em Brasília (DF). Brasil, 5 de fevereiro de 2025
Fernando Haddad durante coletiva após reunião com Hugo Motta em Brasília (DF). Brasil, 5 de fevereiro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 08.06.2025
Nos siga no
Expectativa é encontrar medidas que possam compensar o impopular aumento do IOF, capazes de equilibrar as contas da União, sem descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal e o arcabouço fiscal.
A equipe econômica do governo se reúne neste domingo (8) com lideranças partidárias do Congresso para discutir medidas alternativas ao decreto que elevou a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
O encontro ocorrerá na residência oficial do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-AP), e contará com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (Republicanos-PB).
O objetivo é encontrar medidas alternativas ao impopular aumento do IOF capazes de equilibrar as contas da União. Uma das expectativas de Haddad especuladas pela mídia é que parlamentares aprovem cortes em verbas indenizatórias recebidas por alguns servidores, juízes e promotores, que elevam os vencimentos recebidos por estes para além do teto constitucional, criando os chamados supersalários.
Haddad quer reformas estruturais, mas admite alterar de novo IOF e fala para 'corrigir distorções' - Sputnik Brasil, 1920, 02.06.2025
Haddad quer reformas estruturais, mas admite alterar de novo IOF e fala em 'corrigir distorções'
Na semana passada, após um almoço com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Haddad afirmou que o pacote a ser discutido deve incluir um projeto de lei (PL), uma proposta de emenda à Constituição (PEC) e possivelmente uma medida provisória. Ele afirmou que os detalhes do pacote devem ser concluídos até segunda-feira (9) e apresentados na terça-feira (10).
O ministro afirmou ainda que parte do decreto que elevou o IOF pode ser revista, mas para isso é necessário que parte do pacote seja aprovada para compensar a alta do IOF sem descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal e o arcabouço fiscal.

"Preciso de pelo menos parte das medidas para rever o decreto. Tenho a Lei de Responsabilidade Fiscal, o arcabouço [fiscal], uma série de constrangimentos legais que me impõem uma obrigação que tenho que cumprir. No que diz respeito ao ano que vem, temos liberdade. No que diz respeito a este ano, preciso aguardar uma reunião com os líderes para uma definição definitiva", afirmou Haddad na ocasião.

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала