- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Líder supremo do Irã dá 'liberdade de ação' às Forças Armadas para responder a Israel

© AP Photo / Mídia AssociadaO líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, fala em reunião com grupo de estudantes, em Teerã, no Irã, em 19 de outubro de 2022 (foto divulgada pelo site oficial do escritório do líder supremo iraniano)
O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, fala em reunião com grupo de estudantes, em Teerã, no Irã, em 19 de outubro de 2022 (foto divulgada pelo site oficial do escritório do líder supremo iraniano) - Sputnik Brasil, 1920, 13.06.2025
Nos siga no
O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, rechaçou os ataques israelenses contra alvos no país nesta quinta-feira (12) e deu total liberdade de ação às Forças Armadas para uma resposta.
Khamenei ainda afirmou que os ataques das forças israelenses foram um "crime" e que Tel Aviv enfrentará um "destino amargo e terrível".
"O regime sionista cometeu, com sua mão maligna e ensanguentada, um crime em nosso querido país e revelou ainda mais sua natureza perversa ao atingir áreas residenciais", disse.
Comandante da Guarda Revolucionária, major-general Hossein Salami (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 12.06.2025
Panorama internacional
Comandante da Guarda Revolucionária do Irã é morto após ataque israelense em Teerã, confirma governo

Ataques violam carta da ONU, diz Irã

Já o Ministério das Relações Exteriores do Irã declarou que os ataques israelenses violam a Carta da Organização das Nações Unidas (ONU) e dão ao país o direito legítimo de resposta.

"Os ataques de Israel ao Irã violam o Artigo 4, parágrafo 2 da Carta da ONU e constituem uma agressão aberta contra a República Islâmica. Teerã tem o direito legal de responder a essa agressão conforme o Artigo 51 da Carta, e as Forças Armadas do Irã defenderão a nação iraniana com toda a sua força, da forma que julgarem apropriada", diz comunicado.

Anteriormente, as Forças de Defesa de Israel (IDF) haviam informado que a realização ataques contra dezenas de alvos no Irã, supostamente ligados ao programa nuclear e a instalações militares.
A mídia iraniana noticiou a morte do comandante da Guarda Revolucionária Islâmica, Hossein Salami, do comandante do Estado-Maior, Gholam Ali Rashid, além de três cientistas nucleares, durante os ataques israelenses.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала