DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Cientistas da Rússia desenvolvem método para proteger bases lunares da radiação cósmica

© Sputnik / Vitaly AnkovEclipse lunar visto em Vladivostok, Rússia, 8 de novembro de 2022
Eclipse lunar visto em Vladivostok, Rússia, 8 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 16.06.2025
Nos siga no
Cientistas da Universidade Federal do Extremo Oriente da Rússia (DVFU, na sigla em russo) desenvolveram uma tecnologia para proteger as bases lunares da radiação cósmica, informou à Sputnik um representante da universidade.
"Cientistas do Instituto de Materiais e Tecnologias Avançadas da DVFU descobriram que a adição de boro em materiais cerâmicos aumentará a capacidade das estruturas espaciais de absorver os perigosos nêutrons cósmicos. O composto desenvolvido permitirá produzir alguns dos materiais de construção na própria Lua, o que reduzirá significativamente os custos de transporte de cargas da Terra e aumentará a segurança das missões espaciais de longa duração", disse o interlocutor.
De acordo com o cientista, o problema da radiação cósmica na Lua, onde não há atmosfera e campo magnético, ameaça a saúde dos astronautas e o funcionamento dos equipamentos. Os nêutrons gerados pela interação dos raios cósmicos galácticos com o solo lunar são particularmente perigosos.
A solução é usar compostos de boro que absorvem eficientemente os nêutrons térmicos. Isto irá reduzir o nível de radiação em colônias lunares. O boro será adicionado ao regolito bruto, que, após sinterização, se tornará adequado para a construção de "casas lunares" e estará disponível na Lua. Está previsto realizar em breve testes em condições o mais próximo possível da Lua, tendo em conta o impacto da radiação solar e galáctica.
Projeto conjunto de veículo lunar da Toyota e da JAXA - Sputnik Brasil, 1920, 24.04.2025
Ciência e sociedade
Cientista: Lua será explorada por robôs com IA, mas há ainda problema da forte radiação por resolver
"Estamos planejando realizar uma série de experimentos no reator IRT-1 em Tomsk para entender melhor o efeito dos aditivos bóricos nas propriedades cerâmicas. Ainda temos que determinar a concentração de boro ideal para o equilíbrio entre proteção contra radiação e resistência mecânica, para estudar a resistência do material a mudanças extremas de temperatura de -250 °C a +250 °C. Em seguida, será necessário testar a tecnologia de produção dos compósitos resultantes diretamente na Lua usando o método de sinterização por plasma (SPS, na sigla em inglês)", relatou o autor principal do estudo, Oleg Shichalin, investigador do Laboratório de Tecnologia Nuclear da DVFU.
Segundo observa o representante da DVFU, os cientistas universitários desenvolveram anteriormente um método para produzir materiais de construção de alta resistência destinados a bases na Lua. Este processo utiliza rochas vulcânicas de regiões do Extremo Oriente da Rússia, que têm composição química e mineral semelhante às da Lua.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала