- Sputnik Brasil, 1920
Mundioka
O podcast que fala sobre as raízes do que acontece no mundo. De segunda a sexta, Melina Saad e Marcelo Castilho entrevistam especialistas e personalidades sobre assuntos internacionais. Agora disponível na rádio Metropolitana 80.5 FM no Rio de Janeiro, às 18h.

Para onde caminha o conflito entre Irã e Israel?

#640 Mundioka
Nos siga no
No fim da última semana, ataques israelenses a instalações nucleares iranianas provocaram uma perigosa escalada de tensões no Oriente Médio.
A ação, que resultou na morte de civis e de importantes figuras da cúpula militar iraniana, sinaliza uma tentativa de Israel de redesenhar o equilíbrio do poderio bélico e energético na região. O Irã reagiu e surpreendeu Israel, que viu falhar o seu Domo de Ferro. Diante das diversas ofensivas por ambas as partes, a situação atual levanta sérias preocupações sobre um possível efeito dominó que pode desestabilizar ainda mais a região. Há risco de outras potências, como EUA, Rússia e China se envolverem no conflito? Como fica a situação do petróleo, considerando que o Irã é um dos maiores produtores e controla o estreito de Ormuz, principal rota para o escoamento do combustível? Para entender melhor a tensão, Melina Saad e Marcelo Castilho recebem João Gabriel Fischer Morais Rego, doutorando em Ciências Militares da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), pesquisador do Núcleo de Avaliação da Conjuntura (NAC) e membro do Núcleo Brasileiro de Estratégia e Relações Internacionais (Nerint). Agora disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM, às 21h00.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала