- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Irã espera que papel da Rússia no Conselho de Segurança da ONU ajude a enfrentar Israel, diz fonte

© AP Photo / Leo CorreaFumaça sobe após projétil atingir prédio em Tel Aviv, em Israel, em 14 de junho de 2025
Fumaça sobe após projétil atingir prédio em Tel Aviv, em Israel, em 14 de junho de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 17.06.2025
Nos siga no
As autoridades iranianas estão contando com o papel da Rússia no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) no que diz respeito ao conflito com Israel, disse uma fonte das forças de segurança do Irã à Sputnik.
"A Rússia condenou a agressão israelense, e esperamos que desempenhe seu papel no Conselho de Segurança como membro permanente. Os contatos com Moscou estão em andamento, mantidos antes e durante o conflito. A comunidade internacional deve condenar esse ataque e enfrentar Israel", disse a fonte nesta terça-feira (17).

Sobre o conflito

Na noite de sexta-feira (13), as Forças de Defesa de Israel (FDI) lançaram uma operação em larga escala contra o Irã. A Força Aérea israelense atingiu alvos militares e instalações do programa nuclear. As autoridades afirmaram que a operação visava impedir uma ameaça à existência do Estado judeu.
De acordo com informações militares e de inteligência israelenses, o Irã se aproximou do "ponto sem retorno" na criação de armas nucleares. Segundo a mídia iraniana, alguns militares iranianos de alto escalão e vários cientistas nucleares foram mortos nos ataques. Os bombardeios também tiveram como alvo instalações nucleares em Natanz, Fordow e Isfahan, no noroeste do país.
Míssil cruza os céus de Tel Aviv após ataque de retaliação do Irã. Israel, 14 de junho de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 17.06.2025
Panorama internacional
Irã dispara mísseis contra alvos em Tel Aviv, Haifa, Jerusalém e Alta Galileia (VÍDEOS)
O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, classificou os ataques contra o Irã como um crime e afirmou que Israel enfrentaria um "destino amargo e terrível". A república islâmica lançou a operação Promessa Verdadeira 3 em resposta aos ataques das FDI.
A mídia israelense relatou dezenas de baixas.
Tel Aviv decidiu expandir sua operação militar contra o programa nuclear iraniano. Teerã informou oficialmente Estados Unidos, França e Reino Unido de que realizaria ataques em grande escala contra o território israelense.
A Rússia condenou os ataques das FDI, classificando-os como categoricamente inaceitáveis.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала