- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Trump continua contrário à ideia de eliminar o líder supremo do Irã, diz mídia

© AP Photo / Ben CurtisPresidente Donald Trump aponta para repórter enquanto responde perguntas em coletiva de imprensa em 13 de fevereiro de 2025, nos Estados Unidos
Presidente Donald Trump aponta para repórter enquanto responde perguntas em coletiva de imprensa em 13 de fevereiro de 2025, nos Estados Unidos - Sputnik Brasil, 1920, 17.06.2025
Nos siga no
O presidente dos EUA, Donald Trump, continua contrário à ideia de Israel de eliminar o líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, informou o Axios nesta terça-feira (17), citando autoridades norte-americanas.
No domingo (15), a mídia noticiou que Trump havia "vetado" um plano israelense nos últimos dias para matar Khamenei. Na segunda-feira (16), o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, quando questionado se Israel atacaria Khamenei, disse que as autoridades do país estavam "fazendo o que precisamos fazer".
Embora Netanyahu tenha falado abertamente sobre a ideia para vários veículos de comunicação nos últimos dois dias, Trump permanece, pelo menos até o momento, não convencido de que tal medida seja viável, disseram as autoridades.
"É o aiatolá que você conhece versus o aiatolá que você não conhece", disse um funcionário do governo, acrescentando que isso não significa que o líder norte-americano não possa "intervir e realizar uma ação gigantesca".
Ao mesmo tempo, autoridades israelenses disseram ao portal de notícias que uma mudança de regime no Irã não é o objetivo oficial da recente escalada entre Teerã e Tel Aviv.
Lanchas do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) participam de exercício no golfo Pérsico, em 2 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 17.06.2025
Panorama internacional
Especialistas indicam o que pode ocorrer se o Irã fechar o estreito de Ormuz
As Forças de Defesa de Israel (FDI) lançaram uma operação em larga escala chamada Leão Ascendente na manhã de sexta-feira (13), afirmando que atingiu alvos militares e instalações do programa nuclear iraniano. A Força Aérea israelense realizou várias ondas de ataques em todo o Irã, incluindo Teerã, matando vários oficiais militares iranianos de alto escalão, incluindo o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas iranianas e o comandante do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC), bem como vários cientistas nucleares. Diversas instalações nucleares, incluindo Natanz e Fordow, foram atingidas.
O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, classificou o ataque como um crime e ameaçou Israel com um "destino amargo e terrível". O IRGC retaliou lançando a Operação Promessa Verdadeira 3 na noite de sexta-feira, que atingiu alvos militares dentro de Israel.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала