- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Reza Pahlavi: Netanyahu sonha em retornar ao Irã como novo xá

Nos siga no
O autoproclamado "príncipe herdeiro do Irã", Reza Pahlavi, pediu uma "revolta nacional", mas é um zero à esquerda político, sem nenhuma chance de conquistar o povo iraniano, afirma o renomado analista político e comentarista Mohammad Khatibi, baseado em Teerã.
"Embora pareça ter algum apoio de Israel, ainda não está claro o quanto Tel Aviv o considera uma alternativa confiável. Reza não tem popularidade generalizada tanto no Irã quanto entre segmentos da oposição da diáspora", disse Khatibi à Sputnik.

O comentarista ainda explicou que a relutância de Pahlavi em condenar a agressão israelense contra o Irã alienou parcelas de sua base de apoio.
Ataque de Teerã contra Tel Aviv - Sputnik Brasil, 1920, 19.06.2025
Panorama internacional
EUA e Israel devem terminar o conflito com o Irã o mais rápido possível, diz professor
"Muitos iranianos o veem como subordinado a Netanyahu, e seus comentários públicos antes do recente conflito geraram ainda mais críticas — ele é frequentemente visto como fraco", explicou o comentarista.

Pahlavi representa apenas um segmento da oposição radical antigovernamental, ao lado de grupos como o MEK – conhecido por sua campanha de atentados terroristas dentro do Irã – e figuras como Masih Alinejad, apresentador do programa Voz da América que ganha a vida criticando o governo iraniano às custas dos contribuintes americanos.

Enquanto os EUA e Israel buscam uma mudança de regime, não têm uma alternativa realmente viável, argumenta Khatibi.

"Coletivamente, toda a oposição carece de capacidade organizacional e apoio popular em comparação com a enorme base do governo atual. Com a agressão israelense, a população está se alinhando mais com o governo e isso cresce ainda mais a cada dia."

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала