- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Líder supremo do Irã Ali Khamenei não é alvo dos ataques, garante presidente israelense

© AP Photo / Mídia AssociadaO líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, fala em reunião com grupo de estudantes, em Teerã, no Irã, em 19 de outubro de 2022 (foto divulgada pelo site oficial do escritório do líder supremo iraniano)
O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, fala em reunião com grupo de estudantes, em Teerã, no Irã, em 19 de outubro de 2022 (foto divulgada pelo site oficial do escritório do líder supremo iraniano) - Sputnik Brasil, 1920, 19.06.2025
Nos siga no
Israel não considera o líder supremo do Irã, Ali Khamenei, como alvo direto de seus ataques e não tem como objetivo promover uma mudança de regime no país, afirmou o presidente israelense Isaac Herzog nesta quinta-feira (19).
A declaração ocorre após o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, defender publicamente a eliminação do líder supremo iraniano, quando declarou à mídia local que Khamenei "não pode continuar existindo".
'Sinal de fraqueza': líder supremo do Irã, Khamenei ironiza apoio dos EUA a Israel em ofensiva
Antes disso, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, ao ser questionado se Israel planejava atacar Khamenei, respondeu que as autoridades israelenses estavam "fazendo o que é necessário".

"Khamenei não é nosso alvo, e não temos como objetivo a mudança de regime. Mas é claro que isso seria um efeito colateral com consequências históricas significativas, que beneficiariam o povo do Irã", disse Herzog em entrevista.

O presidente israelense destacou ainda que Israel não descarta uma solução diplomática para o conflito com o Irã. Ao comentar a possibilidade de os Estados Unidos não entrarem diretamente no confronto, Herzog afirmou que "Israel sabe o que fazer".
Presidente dos EUA, Donald Trump, chega para falar com apoiadores do The Ellipse perto da Casa Branca em Washington, 06 de janeiro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 19.06.2025
Panorama internacional
Trump decidirá se atacará ou não o Irã dentro das próximas duas semanas, informa Casa Branca
Na última quarta (18), ao ser questionado sobre um eventual assassinato do líder iraniano, o presidente Vladimir Putin declarou que "sequer discutiria essa possibilidade".
Já o o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, afirmou que a reação da Rússia seria extremamente negativa nessa situação. "Condenaremos isso veementemente", acrescentou.
Além disso, Peskov lembrou que o Kremlin está ciente das informações da inteligência norte-americana de que os EUA não possuem provas de que o Irã tenha tido armas nucleares no passado.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала